Cotidiano

Pais de alunos temem acidentes em frente de escola e cobram fiscalização

Devido a obras de saneamento, tráfego da Avenida Ataíde Teive foi desviado para rua em frente à Escola Girassol

Pais de alunos matriculados na Escola Estadual Girassol, localizado no bairro Buritis, zona Oeste da Capital, procuraram a Folha para reclamar da ausência de equipes de fiscalização do trânsito naquele setor da cidade. Segundo o carteiro Nilson Atayde, 44 anos, o problema na região iniciou há pouco mais de duas semanas, quando foram iniciadas obras de saneamento na região. 

Por conta dos trabalhos, um trecho da Avenida Ataíde Teive, uma das vias mais movimentadas da Capital, foi interditado, tendo o fluxo de veículos desviados para a Rua Jango Menezes, onde fica a escola. “Eu entrei em contato com o Smtran [Secretaria Municipal de Trânsito] para ver qual seria a possibilidade de fazer outro desvio, porque todo o fluxo de veículos está passando em frente a uma escola. E eles disseram que iriam providenciar a mudança. Infelizmente, até agora não deram resposta alguma e muitos pais temem que ocorra algum acidente, pois a região é muito movimentada”, comentou Nilson Atayde.

Segundo ele, a grande maioria dos pais se queixa da forma como as autoridades de trânsito do Município têm tratado a questão, uma vez que os flagrantes de irresponsabilidade por parte dos condutores de veículos têm sido comuns. “Fiz um vídeo, na semana passada, justamente para registrar o número de absurdos que os condutores cometem diariamente naquela região. Tem carro que passa em alta velocidade às 11 horas, sendo que as crianças começam a sair da escola a partir das 11h30min. Já vimos carro passar na contramão e situações de veículos quase atropelarem os pedestres. Definitivamente, é uma situação muito complicada”, frisou.

Atayde informou que, os pais dos estudantes não descartam a possibilidade de montar um bloqueio na Rua Jango Menezes, caso nenhum órgão de trânsito tome providências a respeito. “Tenho um filho matriculado naquela escola e temo que algo de ruim possa acontecer. Se não tomarem nenhuma providência, vamos fazer na próxima semana uma reunião. Não descartamos a possibilidade de fazer uma interdição, pois essa falta de compromisso nos deixa indignados. Com tantas ruas podendo servir de desvio, foram justamente escolher a de uma escola”, protestou.

PREFEITURA – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) já está ciente do problema e fará a fiscalização na localidade enquanto for necessário. Sobre a obra, destacou que os trabalhos que estão sendo realizados no bairro Buritis se tratam de uma acrodrenagem para eliminar pontos de alagamento.

Conforme frisou, por conta de atrasos no repasse de recursos do Governo Federal, as obras sofreram atrasos, mas a previsão é de que até o fim desta semana o trecho que foi interditado na Avenida Ataíde Teive seja liberado. (M.L)