Cotidiano

Pais denunciam que filhos estão sem aulas na escola Dom José Nepote

Alunos do 6º e 7º ano estariam sem aulas de Português, Matemática e Espanhol desde o início do ano

Pais de estudantes da Escola Estadual Dom José Nepote, localizada na Via das Flores, no bairro Pricumã, zona Oeste da Capital, relataram problemas com a frequência de professores para a turma de aceleração do 6º e 7º ano no turno vespertino da unidade de ensino.

De acordo com a mãe de um dos alunos da turma, Keith Ramos, seu filho e os demais estudantes da turma que combina os ensinamentos do sexto e sétimo anos como uma forma de agilizar a formação, passou por grandes períodos sem professores regulares de Espanhol, Português e Matemática. “Desde quando começou a aula, no dia 02 de março, ele não tinha professor de Matemática. O professor de Português saiu e ele ficou mais de dois meses sem professor. [Aula de] Espanhol ele nunca teve”, afirmou.

Segundo a mãe do aluno, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) encaminhou esta semana um professor de Matemática para dar aula aos alunos, as quais estão acontecendo normalmente. Com relação às aulas de Português, Keith explicou que o antigo professor teve um desentendimento com a unidade e pediu para sair da escola. O problema, conforme Keith é com a substituição.

“Agora, a nova professora de Português tem um acordo com a escola em que ela dá duas horas de aula por semana e nas outras duas horas, dia de sexta-feira, ela não dá aula pra eles. Tem semana, por exemplo, que ele não tem aula nenhuma. Quinta-feira, por exemplo, ele teve Educação Física no primeiro tempo e nos outros três tempos ele não tinha aula de nada, ficou na escola só para cumprir horário”, afirmou.

A mãe do aluno disse ainda que já esteve inúmeras vezes na Coordenação da Escola, porém não obteve resultado. “Da última vez que eu tive na coordenação pedagógica, questionei da coordenadora e ela disse pra mim que dependia da Secretaria de Educação e que eles faziam o papel deles, que era de pedir professor. A secretária não resolve o problema e os poucos professores que estão lá também estão pra desistir. As crianças estão sendo prejudicadas no seu processo de ensino-aprendizagem, pois não estão vendo o conteúdo necessário para se tornarem cidadãos críticos”, frisou.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) informou que o Departamento de Recursos Humanos do órgão fez a lotação dos professores na semana passada, confirmando a informação dada pela mãe do aluno.

“Desde esta segunda-feira, 29, os professores já estão em sala de aula. Foi feita a lotação dos professores das disciplinas de Matemática, Português e Espanhol que estavam faltando na Escola Estadual Dom José Nepote, no bairro Pricumã e os estudantes estão tendo aula normalmente”, complementou (P.C)