Cotidiano

Pais não conseguem matricular filhos em escolas próximas de casa

Matrículas continuarão sendo feitas na sede da Secretaria estadual de Educação

O período para as matrículas da rede estadual de ensino encerrou ontem, 19. A Central de Matrículas, instalada na Escola Monteiro Lobato, no Centro da capital, teve grande movimentação, principalmente de pais que por várias vezes tinham tentando matricular os filhos e não tinham conseguido. A reclamação deles foi quanto a conseguir a vaga para os filhos na escola desejada, ou seja, em locais próximos às suas residências. 

Segundo o pedreiro José Andrade, ele perdeu o dia de trabalho para priorizar a educação da filha de 13 anos. Ele chegou à Central de Matrícula às 6 horas e conseguiu a vaga por volta do meio-dia. A insatisfação dele foi não ter conseguido a vaga para a garota estudar na escola desejada, que fica próxima a sua residência, no bairro Caranã.

“Essa é a terceira vez que venho aqui. Das duas primeiras, não consegui matricular minha filha. Dessa vez, enfim, foi possível, mas para isso perdi o dia de trabalho. Demorou um pouco e não gostei do resultado final, porque minha filha vai ter que estudar aqui no Centro porque nas escolas do bairro não tinha mais vaga. Pelo menos, ela vai estudar”, disse.

Conforme a dona de casa Jussara Souza, não demorou para ela matricular os dois filhos. O problema é que ela não conseguiu a vaga na escola desejada, que é longe de casa e vai gerar custos para a família. “Até que não demorou em efetuar a matrícula deles, mas o problema foi a escola que consegui a vaga. É muito longe da minha casa e vou ter que me virar para conseguir dinheiro para a passagem deles”, afirmou.

GOVERNO – A Secretaria Estadual de Educação informou que seguirá atendendo aos pais na sede da secretaria, na rua Barão do Rio Branco, Centro, onde o Departamento de Educação Básica (DEB) fará o direcionamento das vagas conforme o bairro que a família reside.

Além disso, a equipe entrará em contato com os pais que estão na lista de espera para que seja realizada uma reunião, onde será tratada a disponibilidade de novas vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental II. “A Secretaria de Educação reforça que está empenhada em resolver cada caso e garante que todos os estudantes terão sua matrícula efetivada”, concluiu. O número de matrículas efetivadas durante esta semana não foi divulgado até o fechamento desta edição. (E.S)