Política

Para combater crime organizado, governo muda comando da PM

No lugar do coronel Dagoberto Gonçalves que estava no cargo desde 2015, assume o coronel da reserva Edison Prola

A governadora Suely Campos anunciou nesta terça-feira, 23, a troca do comando da Polícia Militar de Roraima. No lugar do coronel Dagoberto Gonçalves, que estava à frente do comando desde novembro de 2015, assumiu o coronel da reserva Edison Prola, que foi comandante da PM por um ano e meio nas gestões de Anchieta Júnior e Chico Rodrigues. O decreto de nomeação foi assinado na manhã de ontem, em um encontro reservado.

Em entrevista a Folha, o novo comandante disse que foi conversar com a governadora e recebeu o convite. “Ela me pediu para colocarmos a Polícia Militar ocupando os destacamentos do interior, que estão com precariedade de efetivo, reforçando o policiamento e o combate ao crime organizado”, disse.

Prola, que já comandou a PMRR por um ano e meio, tem experiência em segurança pública e sistema prisional e tem como meta combater com firmeza o crime organizado e aumentar o número de policiais nas ruas.

“Assumo essa missão com toda a vontade para fazer um bom trabalho e levar a segurança aos quatro cantos do Estado, seguindo a minha linha de atuação de combater a criminalidade”, afirmou.

MUDANÇA – Apesar de sempre ter feito duras críticas ao governo Anchieta Júnior, esta é a terceira vez que a governadora Suely Campos coloca um integrante da gestão passada em sua equipe. É o caso do secretário de Comunicação Gustavo Abreu e do secretário de Planejamento Haroldo Amoras.

O novo comandante geral tem 51 anos de idade, é casado e pai de três filhos. Foi chefe da Casa Militar dos governos Ottomar Pinto e José de Anchieta e comandante Geral da Polícia Militar, de janeiro de 2013 a julho de 2014. Ao longo da carreira militar, implantou a Força Tática, em 2001, e criou o Canil, em 1990, e o reativou em 2002.

Também foi o responsável pela criação do Grupamento Independente de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro) e criou a Força Tática de Rorainópolis. Durante a gestão a frente do Comando, recuperou e ampliou destacamentos do Interior como Mucajaí, Uiramutã, Santa Maria do Boiaçu e São Luiz do Anauá.

Chefe da Casa Militar pede exoneração

O coronel Nelson Silva, chefe da Casa Militar do Governo de Roraima, pediu exoneração do cargo que ocupava desde o início da gestão Suely Campos. Em entrevista à Folha, Nelson Silva disse que saiu em solidariedade ao comandante Dagoberto Gonçalves que foi exonerado do cargo. “Volto para a Polícia Militar. Parabenizo o novo comando da Polícia Militar de Roraima e vou trabalhar pelo bem de Roraima como sempre fiz”, afirmou.

Deputados acreditam que mudança pode intensificar combate ao crime

Os deputados estaduais oriundos da Polícia Militar, Coronel Chagas (PRTB) e Soldado Sampaio (PC do B), se posicionaram sobre as mudanças no comando da corporação. Segundo eles, as trocas fazem parte do processo administrativo e o coronel Prola conhece profundamente a segurança pública do Estado.

Para o deputado Coronel Chagas (PRTB), as mudanças são naturais. “É um cargo técnico, mas também político. O coronel Gonçalves fazia um bom trabalho e o coronel Prola também já passou pelo comando e fez um bom trabalho. Enfim, mudanças são rotinas. São oficiais experientes da corporação e têm dado contribuição importante para o Estado”, disse.

Segundo o parlamentar, Gonçalves enfrentou dificuldades por conta da escassez de recursos. “O cobertor era curto e todos passam por dificuldades, mas Gonçalves lutou a boa luta. A PM sempre esteve presente na luta contra a criminalidade, em programas de combate a drogas, nas escolas e retomando o programa de Política Comunitária. Prola conhece a estrutura, é querido da tropa e vai fazer um bom trabalho. Temos as melhores expectativas”, comentou.

Conforme Chagas, a política é dinâmica e as mudanças são comuns. “Um bom gestor e chefe de Poder Executivo tem que aproveitar o que há de melhor no quadro de colaboradores e o coronel Prola é profundo conhecedor do sistema de segurança. A governadora acerta quando independente de posicionamento político, escolhe alguém do perfil de Prola”, garantiu.

O deputado Soldado Sampaio (PCdB) também disse que coronel Gonçalves fez um grande trabalho a frente do comando e que o novo comandante vai aprimorar essa atuação.“Essas mudanças são naturais. O coronel Gonçalves fez um grande trabalho a frente da Polícia Militar e, mesmo nunca tendo lidado com facções criminosas, saiu na linha de frente do embate e teve grande participação na contenção de rebeliões e fugas. Além do policiamento ostensivo, fez grandes parcerias, implantou a Polícia Comunitária e ajudou a militarização das escolas problemáticas, o que precisa ser destacado como uma grande ação que contou com a participação dele”, disse.

Sampaio lembrou que o coronel Prola é tido como linha dura, mas reforça que ele tem vasta experiência. “Eu estou disposto a ajudar os projetos de interesse da categoria e também ajudar no que for preciso na intermediação de conversas da categoria. Estou à disposição do novo comandante para ajudar o que for para a categoria e apara a polícia militar. Estamos torcendo para dar certo”, afirmou.