Política

Para deputado, Lava Jato está acabando com a expectativa da impunidade

Remídio Monai é vice-líder do Partido da República (PR-RR) na Câmara dos Deputados

Dando continuidade a série de entrevistas realizada pela Folha com parlamentares federais a respeito das reformas da Previdência, Trabalhista e a Operação Lava Jato, nesta terça-feira, 25, o entrevistado é o deputado federal Remídio Monai, do Partido da República (PR-RR).

Natural do Paraná, o parlamentar ficou conhecido por conta da sua atuação como empresário do ramo de transportes e como presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Roraima. Como político, foi eleito duas vezes para a Assembleia Legislativa.

Eleito como o terceiro deputado federal mais votado pelo Estado nas eleições de 2014, Remídio atualmente é vice-líder do PR na Câmara dos Deputados e assumiu a relatoria de projetos envolvendo a região Norte, como o estudo do projeto Arco Norte, que tem por objetivo propor novos corredores logísticos para o Brasil.

FOLHA: Sobre a reforma da Previdência, qual é o seu posicionamento?

REMÍDIO: Eu entendo que a aprovação da matéria significa um passo importante e necessário para colocar a economia do Brasil novamente no caminho do crescimento, mas devido à complexidade da proposta, é preciso responsabilidade e prudência para garantir que os direitos dos trabalhadores brasileiros sejam de fato resguardados, sobretudo dos que começam a contribuir mais cedo.

Sou contra qualquer supressão de direitos desses trabalhadores, mas também sei que precisamos encontrar alternativas para equilibrar a situação. Defendo que alguns pontos, como o tempo de contribuição, as aposentadorias especiais, idade de aposentadoria, fase de transição, precisam ser revistos e debatidos de forma exaustiva com a população, com a bancada e com o governo.

Estamos propondo alternativas para melhorar e adequar o texto. Estou atento quanto à forma de contribuição e idade de aposentadoria do atual regime especial de previdência dos trabalhadores rurais e dos professores, bem como ao tempo de contribuição para aposentadoria integral, matéria que no meu entendimento merece cautela. Nesse ponto, entendo que o texto deve ser adequado à realidade dessas classes, motivo pelo qual assinei apoiamentos de emendas no sentido de manter as garantias desses trabalhadores.

FOLHA: Com relação à reforma trabalhista, tem acompanhado o processo? É favorável às medidas propostas pelo Governo Federal?

REMÍDIO: Acompanhei a última sessão da Comissão Especial da Reforma Trabalhista, realizada no dia 12 de abril, quando foi apresentado o parecer ao projeto de lei nº 6787/2016. Sou favorável à necessidade de modernizar e promover as adequações necessárias à legislação trabalhista com vistas a fomentar a geração de emprego e renda, diante da grave crise de desemprego instalada no nosso País.

Acredito que a proposta estabelece maior segurança jurídica, harmoniza as relações entre empregado e empregador, além de diminuir a judicialização de demandas trabalhistas, que abarrotam o judiciário. Entretanto, estou concentrado especialmente quanto às propostas de flexibilização das garantias conquistadas pelo trabalhador. A minha preocupação é que esta proposta acarrete prejuízos aos direitos trabalhistas.

É preciso garantir que os direitos dos trabalhadores brasileiros sejam resguardados, para que a reforma trabalhista em discussão não implique na redução de direitos e garantias do trabalhador, redução de salários e aumento do desemprego.

FOLHA: E qual a sua opinião como parlamentar em relação à Operação Lava Jato?

REMÍDIO: Sou favorável à Lava Jato e a plena autonomia das instituições, para que possam contribuir com ganhos duradouros a nossa democracia. A operação representa uma grande conquista que ocorreu no Brasil desde a sua redemocratização. É, sem dúvida, um marco na história do país no combate à corrupção sistêmica. Está trazendo de volta a crença e o respeito às leis, acabando com a expectativa de impunidade.

As investigações reacendem a discussão sobre a reforma do sistema eleitoral brasileiro, com a modernização dos partidos e com regras claras para os financiamentos de campanhas. Acredito que o Brasil está vivendo um amadurecimento político, que exige mais transparência e moralidade. Precisamos também evitar discursos generalistas e entender que em todos os segmentos da sociedade, assim como na política, possuem pessoas sérias, honestas e comprometidas com os interesses da coletividade.

FOLHA: Na sua atuação parlamentar, o que destacaria como mais relevante?

REMÍDIO: Como deputado, viso a aprovação de projetos e iniciativas que priorizam investimentos em infraestrutura de transportes, com a finalidade de promover uma maior eficiência no escoamento da produção, através da integração das rodovias, ferrovias, aerovias e hidrovias. Também trabalho em prol do fomento à economia, geração de emprego e renda e incentivo aos pequenos produtores; com projetos voltados à defesa dos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência e do livre mercado entre Roraima, Venezuela e Guiana.

Nesses três primeiros anos, consegui alocar mais de R$ 40 milhões para áreas essenciais da saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Nas emendas individuais de execução obrigatória ao projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2017, apresentei 13 propostas, que totalizam mais de R$ 15 milhões para serem investidos em áreas essenciais com saúde pública, educação, segurança, além da infraestrutura urbana e rural. Há necessidade de recursos em diversos setores, mas a saúde pública continua sendo um ponto crítico do Estado.