Cotidiano

Para fugir da crise, comércio abre as portas no feriado prolongado

A medida é uma maneira de agradar consumidores com tempo livre, que aproveitam a folga para fazer compras

Contrariando o retrospecto de anos anteriores, o comércio tradicional boa-vistense decidiu abrir as portas durante o feriado de Corpus Christi. Esta foi a medida encontrada pelos comerciantes para fugir da crise financeira.

No Centro Comercial da Avenida Jaime Brasil, praticamente todas as lojas estavam em funcionamento, o que acabou propiciando um incremento nos lucros das empresas e uma oportunidade para que clientes comprassem algo que estavam necessitando. “Passa a ser uma opção para o consumidor, que geralmente tem mais tempo no feriado para ver com calma o que está precisando comprar, além de ser uma maneira muito bacana de aquecer o comércio, que tem sentido de perto a crise”, destacou o empresário Carlos Alexandre Dourado.

Para clientes como Mariane Soares, a abertura do comércio durante o feriado simboliza mais que uma maneira de manter o comércio vivo em tempo de crise. “Isso mostra que está também havendo uma mudança no hábito com comerciante, que antes optava por fechar nos feriados, o que acaba limitando o poder de escolhas do consumidor. No meu caso, eu precisava comprar um presente de aniversário para o filho de uma amiga. Se as lojas do Centro estivessem fechadas, minha única opção seria ir a um shopping, que tem preços mais salgados”, destacou.

A movimentação de clientes não se resumiu somente a área central da Cidade. Nos bairros mais afastados, o comércio também registrou a presença de muita gente, como foi o caso das lojas de autopeças. “Antigamente, era comum o comércio fechar durante os feriados, no entanto, com a crise, as empresas parecem não estarem dispostas a ter esse tipo de luxo. Acaba que, com as lojas abertas, o cliente tem mais opções e a gente acaba tendo um lucro a mais com o concorrente fechado”, ressaltou o atendente de loja Ronildo Medeiros.

E HOJE? – A Folha questionou os comerciantes sobre a possibilidade de fechamento de lojas nesta sexta-feira, 16, que será ponto facultativo para as administrações estadual e municipal. A grande maioria, principalmente do comércio da Jaime Brasil, afirmou que vai manter suas lojas abertas. No entanto, o horário de funcionamento depende da vontade de cada gerente, podendo variar das 08h às 12h, das 08h às 14h ou das 08h às 18h. (M.L)