Cotidiano

Para não coincidir com concurso da PF, prova da PM é adiada

A Comissão Permanente de Concurso e Vestibular da UERR, organizadora do concurso, divulgou nota informando a alteração da data da prova, publicação do gabarito e interposição de recursos

A data para realização do concurso público para ingresso na Polícia Militar de Roraima (PMRR) foi alterada e adiada para o dia 26 de agosto, uma semana depois do previsto. A medida foi anunciada na manhã de ontem, 26, pela Comissão Permanente de Concursos e Vestibular (CPCV) da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), responsável pelo certame.

Em nota publicada no site da Uerr, a Comissão divulgou o edital nº 003/2018, com novas datas para aplicação da prova, publicação do gabarito preliminar, interposição de recursos e publicação do gabarito oficial.

A aplicação da prova continuará sendo no turno da manhã, das 8h às 12h, de acordo com os locais já divulgados pela CPCV, mas agora passará a ser no domingo, 26 de agosto e não mais no domingo anterior, dia 19 de agosto. A publicação do gabarito preliminar prevista para ocorrer após a realização da prova consequentemente também teve sua data alterada e passou também a ser no dia 26 de agosto.

A interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar será nos dias 27 e 28 de agosto (segunda e terça-feira). A publicação do gabarito oficial definitivo e das respostas dos recursos impetrados mudou para o dia 14 de setembro. As demais datas permanecem inalteradas.

MOTIVAÇÃO – De acordo com a nota publicada pela Uerr, a mudança das datas se deve à realização do concurso da Polícia Federal em todo o país. O edital do concurso da PF foi divulgado recentemente, no dia 15 de junho, em que foi constatado que a data da prova, dia 19 de agosto, era a mesma data que estava marcada para a prova da PMRR.

A instituição explica que a Polícia Federal deverá utilizar “a mesma estrutura de escolas e de pessoal” que a CPCV da Uerr iria dispor para a aplicação da prova da PMRR no dia 19, sendo assim, inviabilizando ainda mais a realização do concurso estadual. Além disso, a alteração também beneficia os candidatos que desejarem se inscrever nos dois certames.

Sobre o adiamento, a Polícia Militar de Roraima reforçou que a decisão de adiar a data da prova do concurso da corporação foi tomada em comum acordo com a banca organizadora, “por entender que a lisura do certame poderia ser prejudicada por falta de estrutura, bem como de profissionais para aplicar a prova, tendo em vista a realização de concurso federal no mesmo dia”.

A PMRR disse considerar positiva a alteração, tendo em vista que os candidatos que irão realizar a prova da Polícia Militar de Roraima “terão uma semana a mais para se preparar para o certame e ainda poderão participar de ambos os concursos”.

A Comissão Permanente de Concursos e Vestibular da Uerr reforçou que recebeu várias solicitações de candidatos de outros estados, como também de Roraima, pedindo o adiamento. “Já que estes têm interesse em fazer a prova da Polícia Federal”, informou a instituição de ensino.

Sobre um possível reembolso aos candidatos de outros estados que não conseguirem comparecer à prova na nova data em função da impossibilidade de remarcação de voo, a PMRR informou que cada caso será analisado individualmente pela banca organizadora.

CONCURSO PÚBLICO – O edital do concurso público para provimento de vagas ao cargo de soldado da PM 2ª classe, do Quadro de Praças Combatentes Polícia Militar (QPCPM) foi divulgado em maio deste ano, com a disponibilização de 400 vagas.

Do total de vagas, 340 foram destinadas para candidatos do gênero masculino e 60 para o feminino. As inscrições ocorreram de 15 de maio a 24 de junho, exclusivamente pelo site da Uerr, com taxa de inscrição de R$ 180. A remuneração é de R$ 3.732,96.

O concurso será realizado em quatro etapas, sendo a primeira a realização da prova objetiva. Segundo o Governo, serão convocados para a segunda etapa do concurso somente os 1.200 candidatos classificados na prova objetiva.

A segunda etapa é composta de duas fases, a primeira consistindo na promoção de exames médicos odontológicos, toxicológicos e, na segunda fase, o exame de aptidão física. A terceira consiste na avaliação psicológica e a quarta e última etapa será a de investigação social. (P.C.)

Publicidade