Política

Para pré-candidato novos parlamentares devem priorizar combate à corrupção

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 24, o pré-candidato a deputado federal pelo Partido Democratas (DEM), o engenheiro e advogado Lurene Nunes afirmou que os parlamentares eleitos este ano, tanto para a Assembleia Legislativa de Roraima, quanto para a Câmara Federal, devem combater a corrupção e buscar solução aos problemas que travam o desenvolvimento do Estado. Ele acredita que a falta de confiança da população nos políticos atualmente no poder, pode resultar em renovação de nomes. 

O pré-candidato, que por algum tempo trabalhou na Companhia Energética de Roraima (Cerr) e recentemente fez estudos sobre o sistema energético do Estado para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), ressaltou que um dos maiores problemas enfrentados por Roraima, é justamente o sistema energético. Ele frisou que há tempos o Linhão de Guri, que vem da Venezuela, está sucateado e não atende mais a demanda, que é complementada pelas usinas termelétricas, que além de serem poluentes, custam milhões aos cofres públicos. 

A solução para o problema é conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio do Linhão de Tucuruí, que há alguns anos está travado devido à falta de consentimento dos indígenas para a passagem dos cabos por dentro da reserva indígena Waimiri-Atroari, na fronteira com o Amazonas. 

“Acredito que falta apenas vontade política. Se os parlamentares que nos representam em Brasília, tanto no Senado, quanto na Câmara se unissem, esta obra já estaria em andamento e talvez até concluída. Basta algumas ordens da presidência para que isso seja destravado. Não somente no setor energético, mas também na regularização fundiária e no gerenciamento da crise migratória”, disse.

Nunes afirmou que a descrença da população nos atuais políticos e a falta de resolução de problemas como o do setor energético, regularização fundiária, entre outros, irá resultar em grande renovação nas casas legislativas e até no Executivo. “O principal motivo, que hoje me apresento nesse desafio, é o anseio da população pela renovação, pelo novo, independente e honesto. Há muito tempo eu reclamava que na política, as pessoas boas, preparadas e de boa índole não se apresentavam, para sofrer o crivo popular e nos representar, seja no executivo ou no legislativo. Resolvi canalizar essa insatisfação e transformá-la em uma missão. Acredito sim, que podemos ter políticos honestos, que entendam que sua função é trabalhar pelo povo”, pontuou.

LURENE – Natural de Roraima, filho de pai nordestino e mãe roraimense, Lurene Nunes Avelino Júnior, possui formação técnica em engenharia elétrica e eletrotécnica. Também é formado em direito e engenharia civil pela Universidade Federal de Roraima. Na advocacia, ele é especialista em direito tributário e já desempenhou funções em diversos órgãos públicos como a Cerr, Seplan e Secretaria Estadual de Obras e Infraestrutura (Seinf). Também exerce a função de delegado da Polícia Civil de Roraima.