Cultura

Para psiquiatra, clima de Natal e Ano Novo faz bem à Saúde Mental

Ter uma boa saúde mental nos dias de hoje é fundamental para lidar com nossas ansiedades, angústias, tristezas e incertezas do cotidiano. Para realizar nossas atividades laborativas, familiares e cotidianas sem maiores problemas é necessária uma boa dose de inteligência emocional.

De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, o clima natalino tem muito a contribuir para a saúde.

“O período sugere momentos agradáveis em reunião de família, generosidade, paz, amor, esperança no ser humano e atividades, como amigos secretos e doações, enquanto que o Ano Novo reflete novas promessas para o ano vindouro, metas e realizações, além da maneira introspectiva de analisar o que não foi realizado no ano que termina”, explica.

Se por um lado a maioria das pessoas está feliz e em paz com este período comemorativo, sabemos da dificuldade de algumas pessoas em socializar-se nas reuniões familiares de Natal e na reflexão do ano que passou.

“Às vezes encontrar um familiar na ceia de Natal que de certa forma te decepcionou durante o ano, um amigo que se afastou, ou mesmo perdas familiares recentes destas datas de final de ano, gera uma certa frustração na pessoa que não deseja este encontro, contato físico com certos familiares, no entanto, por ser exatamente um período de reflexão, perdão, doação e reunião familiar é necessário por parte de todos tolerância, paz e amor para reatar laços familiares e fortalecer a família”, explicou.

Segundo o especialista, o momento prepara as pessoas para situações complicadas que muitas vezes não são encaradas.

“Esta ‘terapia’ forçada para a qual nem sempre estamos preparados ajuda o ser humano a ter capacidade de resiliência (resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas) e de melhora da convivência social”, comentou.
 
Para Iglesias, o Ano Novo, um período de balanço e expectativas para o futuro, o Réveillon, grande festa para a maioria das pessoas, pode ser também um momento difícil para algumas pessoas.

“Sabemos que estamos em um ano de grave crise econômica e que muitos perderam seus empregos, outros não conseguiram alcançar a meta financeira e aquisição de bens fixados no ano passado, sabemos que alguns preferem dormir no Réveillon e acordar no outro dia como se nada tivesse acontecido”, ressaltou.

Em todo balanço financeiro e discussão, mesmo que mental, de metas não atingidas é necessário uma grande paz interior para saber lidar com as dificuldades, aceitar as perdas e realizar metas para o ano de 2017 mais realistas sem perder o otimismo e o bom humor altamente necessário para uma boa saúde mental.

“Feliz Natal e Próspero Ano Novo”, além de ser uma frase positiva e construtiva, deve ser dita por todos para que realmente haja produção e liberação de certos neuro-hormônios (endorfinas) e neurotransmissores (serotonina e noradrenalina), melhorando, com isto, o nosso humor e que realmente possamos aproveitar melhor esta fase de Natal e Ano Novo, renovando a esperança por um mundo melhor e acreditando no ser Humano como espécie que pode, sim, gerar transformações por uma sociedade melhor e mais pacifica”, finalizou.