Cotidiano

Parceria do Ministério da Indústria com setor privado levará 4G a Pacaraima

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura de tecnologia na fronteira do Brasil com a Venezuela e viabilizar o registro de imigrantes, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) firmou parceria com o setor privado para implementação das tecnologias 3G e 4G na região. O anúncio da parceria ocorreu durante o Fórum Econômico Mundial para a América Latina ontem, 15.

O projeto Conectividade e Inclusão Digital, desenvolvido com as empresas Ericsson e Vivo, levará internet de alta velocidade ao município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, por onde entram diariamente cerca de mil venezuelanos ao país. Atualmente, a cidade conta apenas com cobertura 2G, o que inviabiliza o registro e integração das informações dos venezuelanos que tentam dar entrada no pedido de asilo junto à Polícia Federal.

“Nenhum Estado está plenamente preparado para lidar com um desafio dessa magnitude. Por isso, as parcerias público-privadas são essenciais neste momento. Poderemos resolver um problema-chave, que é a conectividade em Pacaraima, um local carente de acesso e digitalização em setores estratégicos, como o da segurança. Isso habilita uma série de iniciativas do governo e também junto a outros parceiros”, explicou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.

Para o presidente da Ericsson no Brasil, Eduardo Ricotta, a conectividade da região beneficia, ao mesmo tempo, imigrantes e a população local. “Esse é o propósito da Ericsson: diminuir distâncias, conectar a sociedade, alavancando a tecnologia para o bem”, resumiu.

Já o presidente-executivo da Vivo, Eduardo Navarro, lembrou que a iniciativa é semelhante ao trabalho realizado em Suruacá, no Pará, onde a conexão permitiu levar educação virtual às crianças da comunidade isolada. “Com este projeto em Roraima, acreditamos que além de levar a oportunidade de um novo recomeço para os refugiados, também estamos levando uma conexão de qualidade para a população local”, completou Navarro.

CONECTIVIDADE E INCLUSÃO DIGITAL – Com a parceria, a operadora Vivo priorizará a cobertura 4G em Pacaraima, que conta com cerca de 12 mil habitantes. A iniciativa também prevê melhoria da conectividade 4G em pontos estratégicos na capital, Boa Vista, para apoiar os esforços públicos relacionados aos imigrantes e a criação de um laboratório na Universidade Federal de Roraima (UFRR) para inclusão digital através de cursos de capacitação para os imigrantes.

Em Boa Vista, onde os imigrantes registram o pedido de asilo para obter a condição de permanência legal no país, o problema de conectividade também impacta o dia a dia das atividades da Polícia Federal. Atualmente, estima-se que mais de 10% da população de Boa Vista seja de venezuelanos.

Os cursos profissionalizantes, com a UFRR, serão divididos em módulos com dois meses de duração. Haverá módulos básicos, para inclusão digital, e cursos sobre temas avançados, voltados para pessoas com um nível mínimo de escolaridade. As aulas serão ministradas no laboratório que será instalado na UFRR.

O projeto inclui também a conexão do novo Centro de Referência ao Refugiado e Migrante, que está em fase de instalação no campus da UFRR, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Polícia Federal.

Publicidade