Política

Parlamentares articulam exclusão de Roraima do processo de privatização da Eletrobras

O deputado federal Edio Lopes (PR) articula com outros parlamentares da Amazônia e com o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM/BA) a exclusão junto ao Governo Federal, do estado de Roraima do processo de privatização da Eletrobras. A Comissão Especial da Câmara que analisa o projeto realizou ontem, 10, mais uma sessão.

De acordo com o parlamentar, o argumento da oposição à proposta foi bem recebido pelo relator. “Se a Amazônia é um caso à parte do resto do país em todas as questões, principalmente na energética, a situação de Roraima é muito mais preocupante. Tenho sido contundente na afirmação de que a privatização da Eletrobras em Roraima é uma tragédia sem precedentes e um verdadeiro atentado contra o meio milhão de habitantes que ali vivem. Mesmo porque ninguém se convence de que uma empresa privada que visa o lucro iria fazer pesados investimentos para levar energia em longínquas agrovilas e comunidades indígenas, além de ribeirinhos, pois o custo aplicado seria irrecuperável”, completou.

Edio Lopes ressaltou a falta de segurança no fornecimento de energia para Roraima, uma vez que vem da Venezuela. “Um país que do ponto de vista político, econômico e social se degrada numa velocidade impressionante, não será surpresa se de repente, de forma unilateral, suspender o já precário fornecimento de energia elétrica”, disse, acrescentando também a dificuldade que o estado enfrenta com a não interligação com o Linhão de Tucuruí, haja vista o impasse com a comunidade indígena Waimiri-Atroari.