Política

Parlamentares cobram atenção do Governo Federal à situação de RR

Ministros se reuniram com parlamentares federais na Base Aérea de Boa Vista

Durante a rápida visita dos ministros a Roraima, cinco parlamentares roraimenses acompanharam a comitiva: os deputados federais Remídio Monai (PR), Abel Mesquita (DEM) e Maria Helena Veronese (PSB) e os senadores da República Ângela Portela (PDT) e Romero Jucá (PMDB).

O deputado Remídio Monai (PR), um dos articuladores da vinda da comitiva ao Estado, aproveitou a reunião que ocorreu a portas fechadas na sala do comando da Base Aérea de Boa Vista, para cobrar maior atenção do Governo Federal aos problemas de Roraima.

A cobrança foi durante seu discurso, em que levantou uma série de possibilidades que poderiam ser idealizadas pela União, minimizando os problemas enfrentados pelos imigrantes. “Esta semana, por exemplo, tive um relato que mais de 200 venezuelanos, estão se deslocando a pé da cidade de Pacaraima que faz fronteira com a Venezuela, distante mais de 200 quilômetros da capital. Quando chegam, se alojam em uma praça e muitos procuram imediatamente atendimento médico, ocasionando na lotação da única unidade de saúde de grande porte que temos em Boa Vista, o Hospital Geral de Roraima. As crianças desnutridas, com fome e doenças, são encaminhadas para o Hospital Santo Antônio. É lamentável, não podemos negar este socorro, mas é preciso que em contrapartida o Governo Federal ajude imediatamente Roraima, para minimizar esta situação que estamos passando”, ressaltou.

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar deu como sugestão o alojamento dos indígenas com crianças e idosos em uma área próxima ao parque de exposições, dependendo unicamente do envio de recursos e ajuda do Executivo federal, para a montagem de uma estrutura adequada que tire essas pessoas do relento e ofereça pelo menos uma condição digna de abrigo.

“É triste ver a situação em que se encontram. Não podemos de forma alguma ignorar esta situação virando a cara para o outro lado. Necessitamos de uma resposta urgente do Governo Federal quanto a esta problemática. Estes problemas não podem ser resolvidos com a emenda de nossas bancadas, no valor de R$ 179 milhões, que ainda serão empenhados, e este valor não pode ser incluído como se fosse um envio de recursos por parte da União”, disse o parlamentar afirmando que espera que os ministros possam levar ao conhecimento de todo o corpo ministerial a situação em que Roraima se encontra. “Espero que esta ajuda chegue o quanto antes, para minimizar esta situação de miséria e insegurança pela qual estas famílias desabrigadas estão passando”, finalizou.

O coordenador da bancada, deputado Abel Mesquita (DEM), disse que a reunião foi produtiva e espera o resultado prático das promessas. “O Governo Federal se prontificou em ajudar a resolver o problema e estamos esperando o cumprimento das promessas para resolver o problema. O Governo Federal é o único responsável por tudo. Foi cobrado das autoridades e queríamos que eles vissem in loco o que estava acontecendo e eles firmaram o compromisso de resolver o problema”, comentou.

A senadora Ângela Portela disse estar desgostosa com a pressa dos ministros na visita. “Os ministros de Temer foram obrigados a sair da Base Aérea e pôr os pés em Boa Vista. Passaram menos de uma hora na cidade, tiraram fotos e seguiram para o Suriname, verdadeiro destino desde o início. Mas tiveram que ouvir as queixas dos roraimenses. Precisamos manter a mobilização em busca de uma solução imediata para esse problema dos venezuelanos que é de todos e de responsabilidade do Governo Federal”, frisou.