Política

Parlamentares da Europa visitam abrigos para venezuelanos em RR

Eurodeputados vão oferecer apoio e cooperação para as ações de ajuda humanitária que beneficiam venezuelanos que migraram para o Brasil

Uma missão do Parlamento Europeu (PE) chega hoje, 26, a Roraima e permanece até amanhã para acompanhar in loco a situação da migração venezuelana e oferecer apoio e cooperação da União Europeia para as ações de ajuda humanitária que beneficiam os venezuelanos que migraram para o Brasil devido à crise que afeta o país vizinho. A missão é presidida pelo deputado Francisco Assis (S&D, PT) e integrada pelo deputado Javier Nart (ALDE, ES).

“Há uma dimensão crítica quanto à atuação das autoridades venezuelanas, do ponto de vista do seu comportamento não democrático, da forma como foram evoluindo para uma situação em que as regras democráticas não estão sendo respeitadas. Também fizemos apelo a um diálogo interno entre poder e as várias oposições de forma a que sejam reconstruídas as condições de normalidade democrática na Venezuela e a partir daí se possa iniciar uma nova fase que permita a superação desta gravíssima crise humanitária”, disse Francisco Assis.

No dia 7 de junho, a União Europeia anunciou a disponibilização de 35 milhões de euros para ajuda na crise venezuelana. “Este novo pacote é destinado para aqueles que permanecem no país e também àqueles que deixaram a Venezuela. Os países vizinhos da Venezuela estão dando uma grande demonstração de solidariedade. Estamos com eles como parceiros, para apoiá-los na sua hospitalidade e fortalecer a economia e a resiliência de suas comunidades locais”, disse a Alta Representante e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, sobre a ajuda.

Ao falar sobre a visita dos parlamentares europeus, o chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixador João Cravinho, afirmou que “a gravidade da situação na Venezuela é motivo de grande preocupação para a União Europeia, que acompanha solidária, mas apreensiva os reflexos da emigração, em larga escala, de cidadãos venezuelanos para países vizinhos, como a Colômbia e o Brasil. Não podemos nos mostrar distantes e insensíveis a uma situação tão grave”, frisou.

Com relação aos projetos da União Europeia que atuam diretamente no Brasil, ao lado do programa em curso de apoio legal aos emigrantes, foi definido o financiamento de um novo programa de 2,5 milhões de euros visando melhorar o ambiente de proteção aos refugiados venezuelanos, aos requerentes de asilo e outras pessoas afetadas em Roraima e no Amazonas, a ser implementados por duas agências da Organização das Nações Unidas. Outro programa de 6 milhões de euros para a inserção socioeconômica dos cidadãos venezuelanos e o apoio às comunidades receptoras nos diferentes países da América Latina será aprovado nos próximos meses.

AGENDA E PROGRAMAÇÃO – Os parlamentares europeus desembarcaram em Brasília ontem, onde cumpriram agenda da visita com um encontro com a Diretora da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Isabel Marquez. À noite, embarcaram para Boa Vista. 

Hoje, os eurodeputados farão uma visita à prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, e se encontrarão com a Superintendente da Polícia Federal em Roraima, Rosilene Santiago. Também participarão de um almoço com os generais Gustavo Henrique Dutra e Eduardo Pazuello, na Brigada de Infantaria da Selva.

No período da tarde, os parlamentares visitarão os abrigos Jardim Floresta, Tancredo Neves e Pintolândia, que abrigam cidadãos venezuelanos. Na sequência, participarão de um encontro com representantes da sociedade civil. À noite, os parlamentares estarão presentes a um jantar de trabalho com representantes da Acnur, IOM, UNFPA, UNICEF e OPAS.  

A programação da quarta-feira prevê visita a Paracaima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, reunião com representantes da Polícia Federal, visita aos abrigos e retorno a Boa Vista, onde os parlamentares se reunirão com a governadora de Roraima, Suely Campos.

LARES ABANDONADOS – Desde 2005, mais de dois milhões de venezuelanos abandonaram seus lares. Segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), mais de 60% dos imigrantes estão atualmente em situação irregular. A Colômbia acolhe o maior número de venezuelanos, mais de 800 mil pessoas. O Brasil, que recebeu até o momento cerca de 50 mil venezuelanos refugiados, terá uma ajuda financeira da União Europeia de alguns milhões de euros.