Cotidiano

Pauta sobre intervenção militar provoca reações durante manifesto

Foi preciso membros da organização do evento pedir calma aos participantes, até para que as atividades pudessem prosseguir conforme planejado

A mobilização em favor da greve dos caminhoneiros, deflagrada em todo o país desde a semana passada, reuniu na manhã de hoje, 28, mais de 500 pessoas na Praça do Centro Cívico, no coração da capital roraimense. O ato contou com diversas entidades ligadas ao setor de transportes e também estudantes de escolas públicas.

Apesar do tom pacífico, uma pauta inserida dentro da manifestação provocou mal-estar este os participantes: A Intervenção Militar no País.  “Nosso país atualmente está sem rumo e só à intervenção pelos militares é que vai dar ordem a tudo isso. Chega desses políticos que não possuem compromisso com nada. Nosso povo perdeu o rumo, não há mais moralidade”, gritava um dos manifestantes, sendo apoiado por outras pessoas.

A fala do manifestante causou histeria em outras pessoas, principalmente em parte da classe estudantil que acompanhava o ato. “Fascistas não passarão. A democracia é a maior arma do povo e sem ela não somos nada”, disparou um estudante.

Foi preciso membros da organização do evento pedir calma aos participantes, até para que as atividades pudessem prosseguir conforme planejado.

“Nosso ato não é em defesa de A ou B, mas sim em favor do povo brasileiro, pelo fim dessa alta tributação que pagamos, por essa gasolina absurda que está sendo cobrada nos postos. Nós queremos um país decente, livre esses políticos que nada fazem por nós”, destacou o tesoureiro do Sindicato dos Taxistas Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários Transportes Rodoviários Autônomos e Similares de Cargas e Passageiros do Estado de Roraima (Sintacaver), Eliel Lima.

Ainda segundo Lima, apenas 30% do serviços de Táxi-Lotação esteve funcionando no dia de hoje. Todos trâmites em relação a manifestação foram previamente comunicados a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur). Além da Polícia Militar (PM), o ato contou com suporte do Corpo de Bombeiros e da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). 

ROTEIRO – A mobilização dos manifestantes em favor da greve dos caminhoneiros iniciou pontualmente às 9h. Logo em seguida, às 9h40, o grupo fez uma volta simbólica pela a bola do Centro Cívico, pegando trajeto da avenida Ville Roy até um posto de combustível que fica atrás do Fórum Advogado Sobral Pinto.

Após uma pausa de 20 minutos, o grupo retornou para o Centro Cívico, onde prosseguiu com os discursos das lideranças do protesto. Às 11h, os manifestantes partiram novamente em passeata até o comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), no bairro Treze de Setembro.

VEJA O VÍDEO: