LAVA JATO
Perícia encontra mais de 2 mil codinomes em sistemas da Obebrecht
Gostei (0) Não gostei (0)
Os pagamentos eram feitos quase sempre em dinheiro após uma complexa rede de mensagens que envolvia 54 máquinas virtuais em pelo menos três países
Por Folha Web
Em 28/05/2018 às 09:06
Dados relacionados a perícia nos sistemas da Odebrecht foram divulgados pela PF na semana passada (Foto: Divulgação)

Mais de 2 mil codinomes de beneficiários para pagamentos de propina e caixa dois, incluindo agentes públicos, foram identificados em perícia da Polícia Federal (PF). Os codinomes foram encontrados nos dois sistema de informática usado pela construtora Odebrecht.

De acordo com a PF, a ação contou com a participação de 11 peritos do Setor Técnico-Científico da Superintendência do órgão em Curitiba, sendo identificados pagamentos relativos a mais de 100 obras públicas em mais de dez países, além do Brasil. Os pagamentos estão registrados em 1,9 milhão de arquivos com um total de 54 terabytes.

Apresentado na semana passada, a perícia informou que só teve acesso aos sistemas no final do ano passado. Até então, os dados estavam sob custódia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em decisão provocada por petições da defesa do ex-presidente Lula, que queria ter acesso integral aos sistemas, o juiz Sergio Moro decidiu que a PF deveria periciar o material. Ele ordenou que os arquivos fossem periciados em uma "sala reservada, com mecanismos de segurança e controle de acesso".

Ainda segundo a perícia, os pagamentos eram feitos quase sempre em dinheiro após uma complexa rede de mensagens que envolvia 54 máquinas virtuais em pelo menos três países: Brasil, Suíça e Suécia. Quatro laudos foram elaborados a pedido do STF sobre parlamentares com foro especial, em processos sob sigilo, e dois a pedido de Moro, em casos que envolvem Lula. Outros laudos estão sendo produzidos.

*INFORMAÇÕES: Folha De São Paulo.

Rildo Lopes disse: Em 28/05/2018 às 09:30:56

"Daqui a pouco os parlamentares vão aderir a greve, com a justificativa de perseguição! rsrrsrs"

Henrique Sérgio Nobre disse: Em 28/05/2018 às 09:17:56

"O Brasil é maior que esses corruptos e, maior ainda é seu povo que não permitir que essa cambada de ladrões retornem ao poder somente para se enriquecerem e manter o povo sob se domínio. Acorda Brasil, tu és maior que essa esculhambação desse política podre."