Cotidiano

Período de inscrição em seletivo para professor de cursinho é de um dia

Instituição justificou cronograma com base na necessidade de contratação imediata, tendo em vista publicação de editais de concursos públicos

A Universidade Virtual de Roraima (Fundação Univirr) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores para cursos preparatórios para concursos, os cursinhos. O período de inscrições é de apenas um dia, hoje, 21 de agosto.

O lançamento do edital ocorreu na quarta-feira passada, 16, e está disponível no Diário Oficial do Estado. Não será cobrada taxa de inscrição e a hora-aula paga será de R$ 75. Questionada sobre o porquê de o período de inscrições ser de apenas um dia, a instituição explicou que o cronograma do seletivo foi definido com base na necessidade de contratação imediata, tendo em vista a publicação dos editais dos concursos públicos que serão realizados em breve.

“O projeto de implantação de cursinho preparatório é uma parceria da Fundação Univirr com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), atendendo a uma determinação da governadora Suely Campos. Com a previsão de lançamentos de editais para novos concursos públicos, além do edital para o certame da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), que já foi publicado, a governadora revelou preocupação com os candidatos que não podem pagar um cursinho e são prejudicados na concorrência. Por esse motivo, solicitou a criação de um projeto para auxiliar esse grupo”, explicou a Univirr.

MOTIVO – Para a criação do cursinho preparatório, a Univirr alega o lançamento recente da política de concurso público pelo Governo do Estado em diversas áreas. “Essa política despertou o interesse de diversos segmentos da sociedade roraimense. Diversas são as pessoas que começam a buscar cursinhos privados para se prepararem para estes concursos. (…) Foi pensando na clientela de baixa renda e que não tem condições de pagar um curso preparatório que a Fundação Univirr elaborou um projeto de curso de extensão a fim de ofertar cursos preparatórios para concursos públicos”, justifica.

O curso preparatório, segundo a Univirr, terá matrícula gratuita e nenhuma mensalidade será cobrada. “Esta pequena ação pode tornar-se de grande relevância no sentido de tentar diminuir larga diferença desproporcional na disputa por uma vaga nestes concursos”, afirma.

VAGAS – Ao todo, serão 13 vagas, sendo duas para professores de Língua Portuguesa, duas para professores de Legislação Estadual e uma vaga para professores de Matemática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Ética na Administração Pública, Direito Penal, Noções de Administração Pública, Direito Processual Penal, Informática, Administração Financeira e Orçamentária.

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir à sede da instituição, que fica localizada na Alameda dos Bambus, 525, bairro Pricumã, zona oeste da capital. Lá, ele deverá preencher a ficha cadastral e anexar a cópia autenticada ou original para comprovação da documentação exigida e outras que achares necessária para sua seleção. Os documentos deverão ser entregues no Departamento de Recursos Humanos.

Uma comissão formada por servidores da instituição irá avaliar os candidatos inscritos e a nomeação dos aprovados ficará a cargo da Reitoria. A lista com o nome dos inscritos será publicada amanhã, 22, e a análise e a avaliação de documentos serão realizadas na quinta-feira, 24. Ainda de acordo com o edital, a divulgação do resultado preliminar de análise curricular ocorrerá na sexta-feira, 25, a prova didática na próxima segunda-feira, 28, e o resultado preliminar da avaliação na terça-feira, 29.

Passada essa fase, quem tiver questionamentos dos processos anteriores, poderá interpor recurso na quarta-feira, 30. A divulgação do resultado já com as análises de recursos ocorrerá na quinta-feira, 31, enquanto o resultado final e a convocação para a entrega de documentos na sexta-feira, dia 1º setembro. (M.L)