Cotidiano

Pescadores denunciam poluição de garimpo ilegal em Rio Uraricoera

No vídeo, um dos pescadores mostra a água do rio muito turva e suja próximo a margem

Um grupo de pescadores divulgaram um vídeo nas redes sociais denunciando a poluição advinda de uma área de garimpo ilegal na divisa dos rios Amajari e Uraricoera, no município de Amajari, norte do Estado. O local é próximo a BR-174 e RR 342.

No vídeo, um dos pescadores mostra a água do rio muito turva e suja próximo a margem. Segundo os pescadores, o estado da água trata-se de poluição causada por atividade ilegal de garimpo na região.

“É o encontro de águas aqui em Roraima, é a poluição do garimpo, os pescadores não pegam mais nada aqui no Uraricoera, só no Amajari” relatou.

Segundo eles, muitos ribeirinhos que utilizam a água para beber e banho estão reclamando da situação. “Olha a cor da água, tá feio demais, como é que fica a natureza?” disse nas imatgens.

IBAMA – A Folha procurou o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que informou não ter conhecimento do fato e que irá enviar um fiscal para averiguar a situação para saber se trata-se de poluição ou um fenômeno natural.