Polícia

Pessoas ficam feridas durante confronto com guardas municipais

O final da tarde de domingo, 10, foi marcado por uma confusão no Parque Anauá, uma das mais conhecidas áreas de lazer da capital. Pelo menos duas pessoas teriam ficado feridas após frequentadores do local entrarem em confronto com guardas municipais de Boa Vista.

De acordo com informações apuradas pela Folha, a briga teria ocorrido na área próximo aos campos de futebol, local que frequentemente reúne apreciadores dos famosos “Pancadões” [carros equipados com aparelhagens de som].

Por meio de celulares, alguns usuários do parque registraram a Guarda Municipal tentando dialogar com alguns donos de veículos que estavam no local até que, em determinado momento, um objeto é lançado contra os agentes, que revidam com tiros de festim.

Um dos feridos, segundo apuração da reportagem, não estava próximo à confusão. Ele ficou com o rosto ferido após um dos disparos. “A Guarda Municipal chegou para apreender o som de um rapaz e nisso se formou uma manifestação. Sem pensar nem duas vezes, eles [guardas municipais] começaram a atirar contra todo mundo. Uma dessas pessoas foi o meu esposo e esse tiro, por muito pouco, não atingiu o olho. Se tivesse pego, ele teria ficado cego”, comentou uma testemunha, que não quis ser identificada.

OUTRO LADO – Por se tratar de uma área do Governo do Estado, a Folha questionou a Polícia Militar, que informou ter deslocado uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) para acompanhar o caso naquele dia e que, quando chegou à ocorrência, a situação já havia sido contornada. “A Cipa conduziu um cidadão à delegacia e a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) emitiu uma multa no valor de R$ 1.000 pelo crime ambiental”, completou a PM.

A reportagem também pediu explicações sobre a ação da Prefeitura de Boa Vista, que informou, em nota, que a Guarda Civil Municipal foi acionada até o local para cumprir uma solicitação do Ministério Público de Roraima (MPRR) sobre a prática de poluição sonora no parque, causada por veículos com paredões de som.

Segundo a Administração Municipal, a ação do domingo contou com o apoio da Polícia Militar. “Chegando ao local, os fiscais ambientais foram recebidos com hostilidade pelas pessoas presentes, além de pedradas e garrafadas”, ressaltou. A nota ressaltou que a GCM atuou no sentido de garantir a efetividade da ação e a integridade física dos fiscais.

Publicidade