Cotidiano

Peti estadual orienta sobre trabalho e exploração infantil no carnaval

No período do carnaval, em que o acesso a bebidas alcoólicas e o crescimento da renda informal aumenta, também acabam surgindo graves situações de vulnerabilidade social envolvendo crianças e adolescentes, sobretudo a exploração sexual e o trabalho infantil. Uma equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou na noite do sábado uma ação de sensibilização durante o carnaval na Praça Fábio Paracat, em Boa Vista.

A ação é realizada em parceria com as instituições que compõem a Rede de Proteção da Criança e Adolescente, em que foram distribuídos mais de 2 mil panfletos aos foliões. De acordo com a coordenadora do Peti-RR, Rita Melo, o trabalho consiste não somente na entrega de panfletos, mas também na orientação aos foliões e comerciantes sobre os perigos do trabalho infantil. “Muitas vezes nos deparamos com esse tipo de ocorrências nas barracas de festas populares, como no carnaval. Mas é importante que essas crianças fiquem com um responsável em casa ou em local adequado e seguro, não trabalhando irregularmente”, alertou.

Segundo Rita, caso a equipe se depare com alguma situação de vulnerabilidade, a criança ou adolescente será conduzido para uma tenda onde são realizadas atividades lúdicas, pinturas, dramatizações, dentre outras atividades. “Se elas estiverem com os pais, nós pedimos autorização, mas se estiverem sozinhas levamos para a tenda e entramos em contato com os responsáveis”, explicou a coordenadora.

Uma das foliãs que recebeu o material publicitário foi a professora amazonense Joanilde Cerqueira Souza, de 49 anos. Ela acredita que ações como essa ajudam a mudar a realidade do país. “É muito importante esse trabalho de conscientização, porque nós vemos que no Brasil ainda é muito real essa questão da exploração do trabalho infantil. Então, quanto mais pessoas forem esclarecidas, mais se abrem possibilidades para mudar essa situação”, disse a turista.

Publicidade