Cotidiano

Pistas e balsas de garimpo são destruídas

Exército tem realizado patrulhas fluviais em áreas indígenas e fiscalizado carros que circulam em área de fronteira

Desde o início da Operação Curare VI, na terça-feira, dia 8, o Exército Brasileiro já destruiu duas pistas de pouso de avião em garimpo ilegal e doze balsas, apreendeu 700 metros cúbicos de madeira e uma arma de fogo, além de prender uma pessoa por porte ilegal. Também já foram realizadas 15 patrulhas fluviais e revistas em 3,8 mil veículos em áreas de fronteira, onde foram apreendidos R$ 20 mil em mercadoria contrabandeada.   

Segundo o major Rodrigo Luiz Soares, oficial de Comunicação Social da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), a operação ocorre nas regiões de fronteira e áreas indígenas de Roraima, com o objetivo de reprimir crimes transfronteiriços e ambientais como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de drogas, imigração e garimpo ilegais

Soares informou que as duas pistas de pouso estavam localizadas no interior da Terra Indígena Yanomami, a Noroeste de Roraima. Os locais estavam em situação irregular e davam apoio aos garimpeiros que atuam na atividade de forma ilegal na região.

Os 700 metros cúbicos de madeiras foram apreendidos no Sul do Estado. Já as doze balsas de garimpo foram destruídas nos rios Uraricoera, Mucajaí, Catrimani e Branco. Além das ações de fiscalização e apreensão, a operação também conta com um lado cívico social. “Levamos atendimento médico e odontológico às regiões de difícil acesso e realizamos trabalhos de manutenção nas escolas destas regiões. No próximo dia 15 levaremos estes serviços para os moradores da região do Truaru, na zona rural de Boa Vista e, no domingo, dia 13, estaremos no extremo Sul do Estado, em Santa Maria do Boiaçu com atendimento pediátrico e ginecológico”, frisou o major.   

A operação conta com a participação de militares do Curso de Operações na Selva, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) em Manaus (AM), além de agências parceiras como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). (I.S)