Cultura

Planejamento Financeiro é tema de palestra na UFRR

A palestra ocorre nessa quinta-feira (11) a partir das 19 horas, no auditório Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima

Como controlar seu cartão? Como investir seu dinheiro? Como planejar os sonhos da família? Para responder essas e outras perguntas, a palestra “Planejamento Financeiro e Você” proferida pela planejadora financeira pessoal, Thais Mota de Mendonça, será ministrada nessa quinta-feira (11) a partir das 19 horas, no auditório Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima.

Os participantes receberão certificado emitido pela Comissão de Valores Mobiliários da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Ao contrário do que muita gente pensa, educação financeira não significa somente fazer cursos ou ter uma formação superior em uma carreira neste segmento. Assim como os princípios de educação básica que aprendemos com nossos pais e no convívio em sociedade, o processo de educação financeira deve fazer parte do nosso dia a dia, bastando interesse e um pouco de disciplina.

De acordo com a professora de economia Ingrid Caldas, o evento é gratuito e direcionado a alunos de graduação e pós-graduação, e ao público em geral. O evento foca em apresentar assuntos como as maneiras corretas de economizar dinheiro, como se deve pensar sobre dinheiro e como gastá-lo.

“Toda comunidade deve participar, quem investe em educação financeira amplia suas chances de sucesso e de crescimento profissional, além de passar a ver o mundo de uma forma muito mais completa”, explica.

Segundo ela, a palestra passa por vários estados, e pela primeira vez ocorre em Roraima. “A proposta é incentivar as pessoas a adotar decisões de crédito, investimento, proteção, consumo e planejamento que proporcionem uma vida financeira mais sustentável”, comenta.

A palestra é realizada pelo Núcleo de Estudos do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável – (NEEDS/UFRR), o Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e o Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (CADECON/UFRR).