Entretenimento

Planetário Digital simulada viagem pelo Sistema Solar

Atração ficará por uma curta temporada em exposição no shopping

Imagine poder observar o céu “mais de perto” e de forma detalhada? Isso agora será possível através do Planetário Digital, instalado no  shopping do bairro Cauamé, dia 28 de agosto.

A atração permite ao público embarcar em uma viagem simulada pelo sistema solar, com projeções em 360º e em 3D, além de experimentar efeitos atmosféricos, como pôr-do-sol e um céu mais azul. O Planetário está montado no primeiro piso do shopping e a visitação ocorre das 14h às 22h durante todos os dias da semana.

“Os modelos de planetários que utilizamos são distribuído pela empresa norte-americana Digitalis Education, a qual somos parceiros. Desde 2016 tentamos viabilizar este evento em Boa Vista, em algumas visitas que fizemos, mas acreditamos que tudo tem a hora e a padeceria certa. Esperamos atingir o máximo de pessoas possível, visto que já percebemos que a cidade gosta de temas relacionados à astronomia”, afirmou.

O Planetário montado no Shopping do Cauamé permite uma série de efeitos que não eram possíveis nos equipamentos analógicos, como simular o céu de algum ponto na terra ou de outros planetas, mover-se para a frente ou para trás no tempo em velocidades variáveis, experimentar efeitos atmosféricos como pôr-do-sol ou um céu azul e muitos outros.

O sistema permite ainda a exibição de filmes em um formato próprio para o domo (cúpula convexa, quando vista de baixo para cima, ou arredondada) que são verdadeiras imersões em temas específicos, como, por exemplo, a origem e as principais características dos planetas do sistema solar. Cada sessão possui 25 minutos de duração.

“A atração é uma excelente ferramenta para estimular o gosto pelas ciências, encantando crianças e adultos. Não apenas escolas, mas toda a comunidade. Alunos, pais e professores, bem como o público de maneira geral, podem participar e assistir as sessões do planetário. Além de instrumento didático, o planetário é também uma ótima opção de entretenimento cultural”, acrescentou Giordano.

A atração é voltada para um público amplo e diverso, desde crianças até a terceira idade, com sessões destinadas exclusivamente às escolas da Capital, uma forma de agregar conhecimento e interesse por ciências e astronomia entre a criançada.

O Planetário Digital é uma idealização da empresa Education Business Solutions (EBS), de Manaus (AM), e está em exposição desde 2015. A atração já passou por cidades como Aracaju, Salvador, Brasília, além da própria capital amazonense, conforme informou o proprietário da EBS, Giordano Bruno.