Cotidiano

Poda de árvore provoca interdição de trecho de avenida; VEJA O VÍDEO

Os serviços contam com a presença dos Bombeiros, Defesa Civil e Eletrobras; A previsão é de que os trabalho sejam concluídos no final do dia

Motoristas e pedestres que trafegam pela avenida Capitão Júlio Bezerra foram surpreendidos com uma cena incomum na manhã desta terça-feira, 17. Uma mega operação para a podação de uma árvore está mobilizando mais de 20 pessoas, entre Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da Eletrobras.

A árvore fica ao lado de uma frutaria do bairro Aparecida, zona Norte da capital, e de acordo com a gerente do estabelecimento, Rossieli Gassner Saldanha, 33 anos, apresentava riscos de ocasionar acidentes, devido o estado de conservação de seus galhos.

“A árvore não está no terreno da frutaria, mas sim na residência ao lado, só que nos últimos meses ela vem apresentando um aspecto de ressecamento dos galhos, podendo um deles se desprender e causar um acidente. Segundo os moradores do bairro, ela tem por volta de 30 a 40 anos e não é era podada há bastante tempo”, comentou.

À FolhaWeb, a gerente relatou que fez a primeira solicitação para podação em dezembro do ano passado, quando clientes começaram a perceber os primeiros sinais de algo não estava indo bem com a árvore. Com a aproximação do inverno, a preocupação aumentou, uma vez que as chuvas poderiam contribuir para o umedecimento dos galhos.

“A gente não sabe como a árvore começou a morrer, se era por causa do acumulo de ‘Erva Passarinheira’ ou aplicação de veneno por alguém. O fato é que ela começou a apresentar esse problema nos galhos. Houve uma demora em saber qual órgão era responsável por fazer esse serviço. Além disso, por ser uma árvore muita antiga, havia a necessidade de ter uma autorização. Acho que por esse motivo houve a demora”, acrescentou.

Ainda segundo Rossieli, previsão dada pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil é de que os trabalhos terminem no final do dia. Até lá, a pista da avenida Capital Júlio Bezerra no sentido Centro/Bairro seguirá bloqueada, sendo o fluxo de veículos desviado para ruas próximas.

“Por sorte, hoje mesmo eles iniciaram a retirada dos galhos e a gente até agradece por esse trabalho. Acredito que com essa podação, ela vai crescer mais fortalecida”, complementou.    

VEJA O VÍDEO: