Cotidiano

Poeira prejudica moradores do Caçari

A obra de drenagem que há três meses vem sendo feita em ruas do bairro Caçari se transformou em pesadelo para moradores das ruas Jambeiro e Taperebazeiro. Além do rastro de sujeira nas casas, a poeira causa doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. 

Os moradores dizem que já tentaram argumentar com os responsáveis pela empresa que executa os serviços, mas até agora não houve qualquer solução para amenizar o problema.

A obra com recursos do Ministério das Cidades começou em setembro de 2016. Ao custo de R$ 12 milhões, deverá ser concluída até abril deste ano. Mas, os vizinhos já estão sem paciência.

“A sujeira dentro de casa, roupas postas para secar depois de lavadas ficam mais sujas que estavam. Pior é que muitas pessoas, principalmente crianças e idosos, sofrem com problemas respiratórios decorrentes da poeira incessante”, comentou.

O período seco facilita a propagação da poeira. Sem solução para o caso, as pessoas andam estressadas. Um morador da rua Taperebazeiro, que pediu para não ter a identidade revelada, disse que por várias vezes falou com o encarregado da obra pedindo que a rua fosse molhada. A sugestão foi acatada, mas somente uma vez realizada ao longo de 60 dias.

“Olha o que vivemos aqui é muito sério. Por várias vezes, eu e outros moradores apelamos aos encarregados da empresa, mas foi praticamente em vão”, disse o angustiado morador.

EMPRESA – De acordo com o gerente setorial da empresa que realiza a obra, desde que os moradores reivindicaram uma solução para o problema, um caminhão pipa tem molhado a rua várias vezes.

“Desde que fomos informados da insatisfação e os moradores nos procuraram para conversar, mandamos um caminhão pipa para o local e sempre as vias estão sendo molhadas”, disse o gerente.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informa que a obra no bairro Caçari trata-se de drenagem fundamental à eliminação de pontos de alagamento, como é o caso das ruas Jambeiro e Taperebazeiro. A Prefeitura pede paciência da população e reforça que em obras desse porte os transtornos são inevitáveis, mas os benefícios serão maiores.

Esclarece que a obra atrasou devido à falta de repasse de recursos do Governo Federal. Porém, o Município está tentando concluir os serviços o mais breve possível. (E.S)