Cotidiano

Polícia Civil oferece curso de tiros exclusivo para o efetivo feminino

A Delegacia-Geral da Polícia Civil do Estado de Roraima (DG/PCRR), por meio do Departamento de Polícia Especializada (PE), iniciou na sexta-feira o Primeiro Curso de Reciclagem de Tiros para Policiais Femininas (PCRR). Serão capacitadas 219 mulheres de todos os cargos que compõe a Polícia Civil. As aulas teóricas serão ministradas no período da manhã, na Academia de Polícia Integrada (API), zona Leste. O conteúdo prático será realizado pela tarde no clube de tiro da instituição, no Distrito Industrial, na zona Sul da Capital.

De acordo com o Departamento de Polícia Especializada, a proposta é aperfeiçoar as habilidades do uso da arma de fogo para todas as profissionais da Segurança Pública. Conforme o calendário do cronograma de capacitação, serão atendidas oitos turmas distribuídas em diferentes cargos para qualificação e manuseio eficiente do armamento.

Conforme a coordenadora do curso, delegada Francilene Vargas, a ideia surgiu pela necessidade exigida pela profissão, programação inclusa no mês que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. “Em consideração que as policiais femininas são menos qualificadas em cursos de tiros, a Delegacia-Geral identificou a necessidade em promover curso somente para mulheres”, destacou.

Para atender a todo efetivo feminino da instituição, será capacitada uma turma a cada duas semanas de acordo com organograma estabelecido. O primeiro curso de reciclagem incluiu todas as policiais civis da Capital e interior. Serão ministradas atividades de aperfeiçoamento como montagem das armas de fogo e demonstrações em situações de perigo.

Foram inclusos para qualificação e reciclagem de arma de fogo dez cargos que compõem a Polícia: delegada, agente de polícia, escrivã, agente carcerário, papiloscopista, auxiliar de perícia, auxiliar de necropsia, perita criminal, médica legista e odontolegista.

Segundo a delegada-geral Edinéia Chagas, a população do Estado ganha mais segurança, pois o curso treina de forma particular as profissionais para que sejam niveladas com a corporação. “A arma de fogo é um instrumento de trabalho essencial. Com uma policial cada vez mais preparada para a defesa da sociedade, o Estado também sai ganhando”, disse.

Além da importância da reciclagem no manuseio e qualificação ao efetivo feminino, é indispensável a prestação do serviço policial e seu desenvolvimento operacional. Conforme o aumento da violência em Roraima, as profissionais que atuam na polícia podem se tornar alvos de bandidos.

De acordo com a divulgação do calendário, a nova etapa do Curso de Progressão em Área de Risco (CPAR) ficou prevista para o início do mês de abril de 2017. A instituição pretende contemplar todo o efetivo policial civil da capital como do interior.

Publicidade