Cotidiano

Polícia Civil realiza palestras para prevenir o uso de drogas nas escolas

Escolas interessadas em agendar palestra podem entrar em contato com o Departamento de Narcóticos da PCRR

A Polícia Civil de Roraima, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes – DRE e do Departamento de Narcóticos – Denarc/RR realiza nesta quarta – feira (31), às 16h, na Escola Estadual São Vicente de Paula, palestra preventiva sobre os malefícios causados pelo uso de drogas ilícitas, o evento é alusivo ao dia 26 de junho, Dia Internacional de Combate às Drogas.

A ação policial visa atingir um público de mais de 500 alunos com faixa etária entre 10 e 16 anos, estudantes da Escola Estadual São Vicente de Paula, localizada no bairro São Vicente, Boa Vista/RR.

O Delegado João Evangelista, palestrante do projeto e membro do Conselho Estadual Antidrogas – Conead/RR falou sobre a importância do evento para os estudantes. “A sociedade civil precisa ser esclarecida sobre os malefícios da droga e esta iniciativa busca conscientizar um público jovem, crianças e adolescentes que, se alertados e esclarecidos antecipadamente sobre os prejuízos que as drogas trazem, efetivamente estarão fora de perigo”, disse.

O Delegado destacou que as ações preventivas também são fundamentais no combate às drogas: “Se conseguirmos evitar que os jovens se aproximem das drogas e, consequentemente dos crimes, teremos efeito também a curto e médio prazo na redução da criminalidade local”, ressaltou João Evangelista.

A iniciativa conta com palestras de aproximadamente uma hora de duração, onde as crianças e adolescentes são esclarecidos sobre os efeitos danosos do uso de drogas, tiram dúvidas e ao final recebem panfletos e cartilhas com informações sobre o tema.

O que também chama bastante atenção do público é o desempenho da cadela Megan, cão utilizado pelo Grupo de Resposta Tática da Polícia Civil – GRT em demonstrações de busca e faro de drogas.

A Polícia Civil vem fazendo demonstrações com o cão farejador sempre ao final das apresentações. As instituições de ensino interessadas em agendar as palestras podem enviar solicitação a Polícia Civil.

“Esperamos que esse movimento de prevenção continue sendo adotado pelas escolas. Estamos à disposição para agendar palestras a jovens e adultos, público em geral, sempre que solicitados, ou em nome do CONEAD ou através da Polícia Civil, devendo os ofícios de solicitação serem encaminhados à sede do DENARC, localizada na Cidade da Polícia, bairro Canarinho”, concluiu o delegado.