Polícia

Polícia Federal conclui inquérito da Operação Xarafo

Deflagrada no início deste mês, a ação teve como objetivo de coibir a prática do câmbio ilegal na fronteira Brasil-Venezuela

A Polícia Federal em Roraima concluiu nesta sexta-feira, 24, o inquérito policial referente à Operação “Xerafo”, deflagrada no início deste mês com o objetivo de coibir a prática do câmbio ilegal na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Conforme o órgão, todos os cinco detidos na operação foram indiciados pelos crimes de operação financeira (câmbio) sem autorização, prevista no art. 16, da Lei 7.492/86; e associação criminosa, art. 288, do Código Penal.

A prática criminosa ocorria livremente às margens da BR-174, fronteira com a Venezuela, município de Pacaraima, na região Norte do Estado. O relatório da PF apontou ainda que os indiciados agiram mediante união de esforços para a prática de operações de câmbio ilegal. O esquema criminosos movimentou cerca de R$ 745.704,00.

“Interrogados no inquérito policial, os investigados confessaram a prática regular de câmbio clandestino, bem como a união de esforços, havendo uma vinculação sólida quanto à estrutura e durável quanto ao tempo. Isso porque os cinco atuavam ‘juntos’ na fronteira do Brasil com a Venezuela, inclusive um avisava ao outro sobre o risco de abordagem policial, bem como utilizavam um freezer abandonado para armazenar e ocultar o dinheiro venezuelano, além de empréstimos entre eles para não perder a operação clandestina de câmbio”, informou a PF.

O Inquérito Policial foi relatado e encaminhado à Justiça Federal para aplicação da lei penal.

Com informações da Polícia Federal em Roraima.