Polícia

Polícia faz nova apreensão de combustíveis e equipamentos

Esta é a quarta apreensão em menos de 40 dias e o valor dos bens apreendidos ultrapassa os R$ 30 mil

Não param as tentativas de manter em exploração áreas de garimpo ilegal. Neste fim-de-semana, a Polícia Militar Ambiental apreendeu cerca de R$ 30 mil em equipamentos e combustíveis que seriam levados para área indígena, no interior do estado.

Segundo a Polícia, quatro mil litros de combustíveis, telefone via satélite e balanças de precisão, além de outros suprimentos básicos para manutenção dos acampamentos, estavam na lista dos produtos confiscados.

A operação foi desencadeada a partir de denúncia anônima. Antes da abordagem, para confirmar as informações, os policiais usaram um drone. Tudo estava de acordo com a denúncia, bastou fazer o flagrante.

Após as providências administrativas, os materiais e os envolvidos foram apresentados a Delegacia e também ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) para as devidas providências.

“Cabe ressaltar que a atividade garimpeira é hoje a principal responsável pela contaminação dos nossos rios com metais pesados, colocando em risco todas as comunidades que deles dependem”, ressaltou a Polícia.

RECENTE – No dia 17 deste mês, dois homens foram presos e 3.450 litros de combustíveis apreendidos. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia Civil de Alto Alegre, chefiada pelo delegado Wesley Costa.

Do material apreendido, 3.050 eram de diesel e 400 de gasolina. Segundo o delegado, o material seria enviado para abastecer garimpos localizados no interior de Roraima, ou postos que dão suporte a garimpeiros.

“Esta é a quarta apreensão de combustíveis destinados a garimpos no município de Alto Alegre nos últimos 40 dias. Foram efetuadas duas prisões, a primeira do motorista G.P.J que conduzia um micro ônibus transportando sobre os bancos 2.650 litros de diesel”, informou.

O que chamou a atenção dos policiais na ocorrência foi que no ônibus, o motorista transportava também a esposa e uma criança de dois anos junto com 54 corotes de combustível.

Os dois motoristas foram flagranteados pelo crime de transporte de substâncias tóxicas e perigosas previstos na lei de crimes ambientais, pagaram fiança e responderão pelo crime, em liberdade.