Polícia

Polícia prende líder de facção criminosa

Marivaldo Junior Vanziler Barbosa, vulgo “Junior Marabá” ou “Artur”, confessou envolvimento no furto à agência dos Correios de Mucajaí

Uma série de investigações feitas no sul do Estado no início deste mês resultou na prisão de Marivaldo Junior Vanziler Barbosa, vulgo “Junior Marabá” ou “Artur”, de 27 anos. Ele é um dos líderes de facção criminosa, além de ser foragido do Estado do Pará.

Ele foi preso após uma ação integrada e coordenada pelo Grupo de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Graco), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Núcleo de Inteligência (NI), Delegacia de Rorainópolis, com apoio dos policiais do Departamento de Informação e Inteligência (DII) da Polícia Militar.

O delegado da DRE, Márcio Amorim, explicou que as investigações apontam que Marivaldo Barbosa tem forte atuação no sul do Estado e fornece as armas utilizadas para a prática de homicídios naquela região. Além disso, confessou ter sido o autor do arrombamento do cofre na agência dos Correios de Mucajaí, ocorrido no dia 14 deste mês, quando alguns itens foram furtados. Também chegou a arrombar a agência do Banco do Brasil do município, mas não conseguiu levar nada.Os dois casos foram noticiados pela Folha.

OPERAÇÃO POLICIAL – No início deste mês, dia 2, uma operação realizada em parceria com as forças de segurança de Boa Vista e do sul do Estado desarticulou uma organização criminosa, resultando na prisão de três pessoas. A ação possibilitou a elucidação de cinco homicídios ocorridos no final do mês de abril na região. Armas, drogas e motocicletas roubadas foram apreendidas durante as ações policiais, que ocorreram nos municípios de Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe.

“Quando a ação policial foi deflagrada no Interior do Estado, o infrator fugiu da região e desde então vinha sendo procurado pelas Polícias de Roraima”, esclareceu Amorim.

CRIMES EM MUCAJAÍ – No último dia 14, a agência dos Correios no Centro da Cidade, foi alvo de uma ação criminosa. O cofre da agência foi arrombado, provavelmente com o uso de um maçarico. Não foi informado o valor de quanto foi levado e, o caso foi encaminhado à Polícia Federal.

O segundo caso registrado foi em relação ao arrombamento na agência do Banco do Brasil, localizada na mesma rua da agência dos Correios. A informação é de que o forro de gesso da agência estava danificado, mas do local nada foi levado pelo criminoso.

A PRISÃO – Após várias investigações, os policiais receberam uma informação do possível local em que Marivaldo Barbosa estava escondido. Após horas de monitoramento, ele foi preso em uma estância, no bairro Asa Branca, zona oeste de Boa Vista. Ele estava na companhia de uma adolescente, que afirmou ser uma amiga. A menor foi entregue à mãe. Um indivíduo que dava suporte ao criminoso foi detido. O elemento era o responsável por levar até o esconderijo roupas, comidas e rede. A participação do comparsa em crimes está sendo investigada, mas, como no momento da prisão não foi constatado ilícito praticado por ele, foi posto em liberdade.

BUSCAS E APREENSÕES – No apartamento em que Marivaldo Barbosa foi preso, os policiais encontraram diversos materiais como furadeira, esmerilhadeira, marretas, luvas, martelos, talhadeiras, alicates, chaves de fenda. Não foram localizadas as armas. “Esses materiais foram usados no arrombamento das agências dos Correios e do Banco do Brasil em Mucajaí, conforme a própria confissão de Marivaldo Barbosa”, destacou a Polícia.

Foram apreendidos ainda entorpecentes, notebooks e uma certidão de nascimento falsa com registro de Marivaldo Ricardo Barbosa, que era usada pelo infrator para burlar as forças de segurança em caso de abordagem.

CONFISSÕES – O sujeito confirmou ter cedido uma pistola 9 mm [milímetros] usada para a prática de homicídios no sul do Estado. Confessou ainda ter sido o autor do arrombamento das agências do Banco do Brasil e dos Correios de Mucajaí. Ele disse que o furto na agência dos Correios lhe rendeu a importância de R$ 18 mil que foi dividida com dois comparsas que o auxiliaram no crime e que são do Estado do Pará. Do local, o infrator disse que furtou ainda um revólver calibre 38.

Depois de preso, o foragido foi conduzido à sede da DRE, onde foi autuado em flagrante pelo delegado Márcio Amorim, por integração à organização criminosa. Ele foi encaminhado à Audiência de Custódia, mas deve permanecer preso por conta do mandado de prisão preventiva expedido pela justiça paraense, decorrente do crime de tráfico de drogas.

As informações relacionadas à prisão de Marivaldo Barbosa serão entregues à Polícia Federal que investiga o arrombamento seguido de furto na agência dos Correios de Mucajaí. Além disso, o criminoso foi interrogado para esclarecer sua participação nos crimes de homicídio ocorridos no sul do Estado, mas negou a participação direta nas mortes. (J.B)