Cotidiano

Policiais civis passam a ter aposentadoria especial

A partir de agora, os policiais civis terão direito a se aposentar com 25 anos de serviço, da mesma forma que os policiais militares e bombeiros

Os policiais civis tiveram uma vitória esta semana ao conquistar definitivamente a aposentadoria especial da mesma forma que a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Roraima possuem. Foi sancionada ontem (15) a Lei Complementar nº 268 que garante a aposentadoria especial aos 815 policiais do Estado.

A aposentadoria especial é o benefício previdenciário concedido ao servidor que trabalha exposto a agentes nocivos de insalubridade, periculosidade ou penosidade, que podem causar algum risco à saúde ao longo do tempo. No caso da Polícia Civil, devido aos riscos da profissão. Com a lei é possível solicitar aposentadoria com 25 anos de serviços prestados.

Os policiais civis aguardavam essa equiparação há 14 anos. Para a delegada Geral da Polícia Civil, Giuliana Castro, a Lei da Previdência realiza um grande sonho de todos os policiais civis, pois valoriza o trabalho árduo e diário da categoria.

“A Lei vai garantir que no final dos nossos dias de serviço, que são muito extenuantes e difíceis, nós tenhamos uma recompensa, que é a nossa aposentadoria especial, com integralidade e paridade”, comemorou.

Elaborada pelo poder Executivo, a nova lei passou por várias etapas antes de se tornar realidade. No dia 28 de março a governadora assinou o projeto de lei e encaminhou para aprovação da Assembleia Legislativa.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol), Leandro Almeida, a sanção da lei é grande um avanço para categoria. “A concessão de aposentadoria e demais benefícios previdenciários no âmbito da Polícia Civil do Estado de Roraima, representa, sem sobra de dúvidas, uma das maiores conquistas da categoria. Somos gratos pelo empenho pessoal em somar forças com Sindipol nesta empreitada que teve início lá atrás. “, complementou.