Cotidiano

Policiais militares se mobilizam para doar sangue

Novas ações como a coleta de medula óssea, e campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos para abrigos da Capital também serão realizadas pelo grupo de PM’s,.

Alunos do CFO (Curso de Formação de Oficiais) da PMRR (Polícia Militar de Roraima) participaram na manhã desta terça-feira, dia 10, de uma ação voltada para o reforço de bolsas de sangue do Hemocentro de Roraima. A ação ocorre justamente no período onde a procura pela unidade sofre queda por conta do período chuvoso e pelas férias escolares.


“O curso de formação é longo, durando aproximadamente 24 meses, e nesse período os alunos da academia realizam algumas atividades voltadas para a parte social, sendo a doação de sangue a primeira delas. Posterior a isso, a ideia é que novas ações venham a ser realizadas como a coleta de medula óssea, que também é um procedimento simples e que ajuda a salvar vidas; e também campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos, para serem levados a abrigos da nossa Capital”, explicou o tenente PM Lopes.


Ao todo, a iniciativa contou com a participação de 22 alunos do curso. Em média, o processo de triagem dos doadores voluntários, desde o cadastramento a realização da coleta, costuma levar 45 minutos.


“Sou doadora regular há bastante tempo e recentemente a minha mãe precisou de uma transfusão de sangue. Então, eu já tinha a consciência da ação em si e da importância que uma bolsa de sangue tem para salvar até três vidas. Isso faz com que as pessoas saibam da relevância desse tipo de serviço e que é necessário garantir que este estoque esteja abastecido, porque a gente não sabe quando irá precisar”, destacou a cadete PM Albano.


Segundo com o enfermeiro Isaias Magalhães, gerente da coleta de sangue do Hemocentro, para que um estoque de sangue atenda as demandas uma determinada região, é necessária uma participação média de até 5% da população desta localidade, que é o percentual preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Em Roraima, esse quantitativo é de 2,2%, ficando acima de 1.8% da média nacional, que também é abaixo do preconizado pela OMS.

“É importante que a população doe com frequência, porque diariamente as pessoas precisam de sangue para as mais variadas cirurgias e a única forma de conseguir isso é que elas venham até o Hemocentro”, complementou.


FUNCIONAMENTO – Localizado próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima), na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, o Hemoraima funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h até as 19 horas. Aos sábados e feriados, a unidade abre somente quando há agendamento prévio.

Ainda segundo o gerente de coleta de sangue, para ser um doador de sangue o candidato tem que estar gozando de boa saúde e ter entre 16 a 69 anos.  O doador deve ainda trazer um documento oficial com foto. Crachá funcional de empresa, Carteirinha de Estudante ou qualquer outro documento que não apresente foto não são permitidos.


“Se esse candidato tiver entre 16 e 17 anos, ele precisa vir acompanhado dos pais, que vão assinar um termo de responsabilidade. Acima dos 60 anos, ele só poderá fazer essa doação na condição de doador regular”, explicou.