Polícia

Polinter e Dicap prendem três envolvidos em morte e decapitação de adolescente

Um dos presos levava uma vida acima de qualquer suspeita na região, frequentava a igreja, e era presença constante nos cultos, inclusive foi preso portando uma bíblia.

A Polícia Civil de Roraima, desencadeou uma operação de 7 dias, cumprindo três Mandados de Prisão Preventiva, contra integrantes de uma organização criminosa que atua dentro e fora das unidades prisionais do estado.

A ação conjunta ocorreu entre os agentes da Delegacia de Polícia Interestadual – Polinter, com apoio da Delegacia de Polícia de São João da Baliza e efetiva participação de agentes da Divisão de Capturas (DICAP) da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC), sob a coordenação da primeira unidade.

Um dos presos foi o líder da execução de diversos crimes ocorridos no dia 12 de janeiro em São Luís do Anauá, com destaque para o sequestro, homicídio seguido da decapitação e extração do coração de um adolescente de 16 anos e a tentativa de homicídio contra a namorada deste, uma adolescente de 17 anos.

A operação começou quando agentes da Polinter, após uma intensa perseguição alcançaram e detiveram, em Boa Vista, o indivíduo Marroni Macêdo, 21 anos, vulgo Queiroz, contra o qual não havia mandado de prisão naquela ocasião e por isso foi posto em liberdade.

Curiosamente, dois dias depois, o suspeito deu entrada no Pronto Socorro da capital, após linchamento de populares que os acusavam de estarem roubando no Bairro Operário.

Quando teve a prisão decretada, agentes da Polinter e Dicap deslocaram para uma Fazenda na BR-432, na região da Vila Novo Paraíso, Caracaraí, onde cercaram o local e a tarde prenderam Queiroz que estava em recuperação das graves lesões sofridas no linchamento, pois as pauladas atingiram principalmente a região de sua cabeça.

Ambas as equipes prosseguiram nas diligências e na manhã seguinte rumaram para uma Fazenda localizada na Vicinal 03 do Apuruí, Iracema, onde prenderam o segundo indivíduo, João Paulo Bessa Silva, 20 anos, vulgo Escorpião Rei, que estava em liberdade provisória por furto qualificado.

As equipes também prenderam o líder do grupo criminoso em Mucajaí. O suspeito estava vagando a pé por uma vicinal, com uma mochila nas costas e uma foice nas mãos. Ele foi localizado, abordado e preso na Vicinal 05 da vila do Rouxinho.

José Ricardo dos Santos Magalhães, 28 anos, vulgo Pezão, que detinha a função de disciplina entre os subordinados, já foi preso durante 9 meses em Manaus, pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.

“Importante destacar que todos os presos admitiram suas participações nos crimes e contaram detalhes da execução, alguns, inclusive, com ar de deboche quando se referiam ao momento da decapitação e extração do coração da vítima” destacou a polícia.

Pezão vivia com mulher e enteada na vicinal, e levava uma vida acima de qualquer suspeita na região, vivendo à procura de trabalhos braçais, frequentava a igreja, e era presença constante nos cultos, inclusive foi preso portando uma bíblia.

“Vale destacar a parceria de sucesso entre as forças policiais envolvidas e, principalmente, o sigilo da operação. Todos os presos colaboraram com as execuções das medidas, foram submetidos a exames de integridade física no Instituto Médico-Legal (IML) e ao final recolhidos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC)”.

A Polícia Civil reforça que, qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro de foragidos da justiça poderá denunciar através dos telefones 190, 197 e celular (95) 99142-9017, diretamente com a Polinter, sendo assegurado o anonimato da fonte.