Cotidiano

Ponte de madeira desaba no Murupu e deixa famílias e produtores isolados

Prefeitura havia sido alertada para precariedade da ponte, mas não tomou providências para prevenir problema

A ponte que dá acesso à região de Murupu, na zona rural de Boa Vista, desmoronou no domingo, 27, após um veículo pesado passar pelo local. O problema deixou mais de 40 famílias isoladas e tem prejudicado moradores, produtores rurais e estudantes, já que sem esta passagem nenhum veículo consegue chegar ou sair da região.

Uma residente da região, Francisca de Chagas, disse que as pessoas ficaram isoladas e que o fato tem prejudicado muitos estudantes. “As crianças precisam ir para a escola, mas fica difícil com a ponte quebrada.

Inclusive, já vi alguns pais atravessando o igarapé com os filhos nas costas”, disse.

No mesmo dia do incidente, alguns habitantes se reuniram para colocar madeiras improvisadas para tentar sustentar a ponte. “Colocaram umas pranchas para que a gente possa atravessar andando, mas é uma travessia perigosa. Além do mais, as pessoas que têm carro e moto continuam isoladas”, complementou Francisca.

A situação também gera problemas para famílias que moram em outras regiões. “Muitas pessoas vêm passar o fim de semana e feriados por aqui. Elas estão sem conseguir atravessar o igarapé e sem poder cuidar de seus terrenos”, comentou. “Outras pessoas têm plantação, criação de animais e sempre precisam comprar mantimentos. Ou seja, o problema está prejudicando toda a comunidade.”

A área de uma fazenda tornou-se a única passagem disponível para a região. No entanto, o proprietário afirmou que não vai permitir o tráfego de veículos por ali. “Falamos com um fazendeiro e ele deixou a gente passar, mas disse que era uma exceção e que não vai deixar o pessoal atravessar por lá.”

Francisca afirmou que, no início deste ano, foi entregue um pedido de reforma da ponte à Prefeitura de Boa Vista. “Quando percebemos que a estrutura estava em péssimas condições, enviamos um documento para a Prefeitura solicitando uma reforma, mas nada foi feito. Agora, com a ponte caída, pedimos para que os responsáveis tomem providências o mais rápido possível”, destacou.

PERFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que enviará uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo até o local para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis. A Folha questionou se há um trabalho de inspeção nas pontes da zona rural de Boa Vista, mas não recebeu respostas. (B.B)