Cotidiano

Pontos críticos de alagamentos são vistoriados pela Defesa Civil

Agentes tem percorrido ao longo da semana por bairros como Raiar do Sol, Nova Cidade, Senador Hélio Campos, Jóquei Clube, Paraviana e Calungá

Com o período rigoroso das chuvas, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Patrulha da Chuva, intensificou os trabalhos de identificação de pontos propícios a alagações, de forma a minimizar os transtornos. A Defesa Civil, que integra a patrulha, tem percorrido ao longo da semana por bairros como Raiar do Sol, Nova Cidade, Senador Hélio Campos, Jóquei Clube, Paraviana e Calungá.

O propósito é enumerar os principais problemas vividos pelos moradores dessa região, verificando se há risco à segurança das famílias, para que sejam tomadas as devidas providências. Somente na última semana, mais de dez pontos críticos foram detectados. Segundo Amarildo Gomes, diretor da Defesa Civil do município, este trabalho é constante, porém intensificado a cada período chuvoso.

“Nós recebemos solicitações via 156, que é o número da Central da Prefeitura de Boa Vista, mas nós também percorremos pelos bairros a fim de verificar a situação e assim fornecer dados à coordenação da patrulha para que sejam tomadas as medidas necessárias”.

Até então, o maior registro neste período de chuvas ocorreu entre os dias 07 e 08 deste mês, quando se alcançou índice de 79 milímetros. Os dados são da própria Defesa Civil, que em casos extremos de alagações, dispõe de estrutura para montagem de abrigos em ginásios escolares, onde as famílias que forem alojadas receberão toda assistência necessária, desde alimentação, até cobertores, colchões e agasalhos.

Cerca de 1200 pessoas de bairros como Calungá, Jardim das Copaíbas, Caranã e Cauamé, além da Área de Interesse Social Caetano Filho, já estão cadastradas para serem atendidas nos abrigos, em caso de enchente. A Defesa Civil também dispõe de barcos, serras-elétricas e maquinários para serem utilizados em situações de emergência, como corte de árvores nas áreas atingidas.