Cotidiano

População de Amajarí receberá atendimento da DPE nesta sexta-feira

A Defensoria Itinerante estará na comunidade Três Corações

Os moradores do município de Amajarí e regiões próximas receberão atendimento da Defensoria Itinerante, programa desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado(DPE), amanhã (28), na comunidade Três Corações. Os atendimentos serão realizados na Escola Indígena Santa Luzia, a partir das 8h30.

 A ação fará parte da Caravana do Povo, programa do governo de Roraima que leva diversos serviços a quem precisa.

Os atendimentos serão coordenados pelo subdefensor público-geral, Stélio Dener, e compreende todas as áreas de atuação da DPE. Serão prestados serviços de informações sobre processos cíveis e criminais; orientação jurídica sobre ação, execução e revisional de alimento; divórcio; reconhecimento e dissolução de união estável; guarda e responsabilidade; alvará judicial; interdição; tutela; retificação de registros públicos (Certidão de Nascimento e Casamento); requisição de 2ª via de Certidão de Nascimento e demais orientações que a pessoa deseja pleitear.

O subdefensor explicou sobre como são realizados os atendimentos. “Realizamos o atendimento inicial, para dar entrada em processos e orientação em geral, já os casos mais complexos são encaminhados à sede da Defensoria”, explicou.

Dener ainda relata que o objetivo da ação é levar às pessoas carentes, público-alvo da Instituição, não apenas serviços, mas informações sobre direitos individuais e coletivos que possuem e muitas das vezes desconhecem, por meio de um atendimento que lhes proporcionará comodidade e economia de tempo e dinheiro.

Para as pessoas que procurarem pelos serviços da Defensoria Pública é importante estarem munidos de seus devidos documentos. “Para dar maior efetividade ao atendimento, é importante que às pessoas já levem consigo os documentos pessoais de acordo com a ação que desejam pleitear, como: CPF, RG, certidão de nascimento dos menores, comprovante de residência e o comprovante de renda, caso possua”, finalizou Dene