Polícia

População deve adotar cuidados ao chegar e sair de casa

Em menos de uma semana, dois casos de sequestro relâmpago em Boa Vista. O primeiro caso ocorreu no bairro Caçari, zona Leste da Capital, tendo dois funcionários públicos como vítimas. O segundo foi no bairro Paraviana, em que a vítima foi uma empresária.

No primeiro caso, três criminosos armados abordaram um homem e uma mulher que estavam deixando uma residência em um veículo Amarok, de cor branca. Os bandidos obrigaram as vítimas a entrar no carro e ficaram rodando pela cidade por várias horas. Os dois foram deixados na área de interesse social João de Barro, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste da cidade, apenas com as roupas íntimas. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial.

O segundo caso ocorreu no bairro Paraviana também na semana passada. Uma empresária chegava em casa com os dois filhos e, ao descer do carro, foi abordada pelos bandidos. Eles a levaram e deixaram as crianças na porta de casa, que foram socorridas pelos vizinhos. A vítima foi abandonada, apenas com as roupas íntimas, depois do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-174 sul. O boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil iniciou a investigação do caso.

Para evitar ser alvo de criminosos, especialistas em segurança pública consultados pela Folha alertam para alguns hábitos que o cidadão tem que facilitam a ação de criminosos. A primeira dica é evitar postar a rotina em redes sociais. Munidos de informações sobre horários e locais, criminosos podem planejar suas ações. O cidadão também deve evitar “ostentar” seus bens e evitar falar publicamente os ganhos mensais. Instrua crianças e funcionários a não comentarem a rotina.

Entre as outras dicas, o cidadão deve observar se não está sendo seguido e se não há veículos estranhos parados em sua rua, com pessoas desconhecidas dentro. Repare se há ambulantes atípicos na região ou reparos intermináveis nos fios de telefonia, por exemplo. Se alguma dessas situações acontecer, não entre em casa e procure o posto policial mais próximo.

Também fique atento nos cruzamentos. Ao se aproximar do farol, reduza a velocidade, para dar tempo de aparecer o sinal verde. Nunca encoste no carro da frente, para ter espaço para manobrar, e prefira o lado esquerdo da pista.

Ao descer de seu veículo ou entrar nele, observe se não está sendo vigiado. As vítimas costumam ser atacadas no momento em que colocam o cinto ou desviam a atenção da rua para ligar o carro. Procure manter alguém da família avisado sobre seus horários, rota e tempo estimado de chegada ao destino.

Por último, se você for rendido mantenha a calma e siga as instruções dos sequestradores. Tente prestar atenção ao caminho, nomes de rua, barulhos, cheiros, tempo de percurso. Tente saber o que puder da vida e dos hábitos dos sequestradores.