Cotidiano

População poderá tomar vacina em horários diferenciados nas unidades

Procura aumentou mais de 80%

A prefeitura de Boa Vista tem intensificado a vacinação contra o sarampo na Capital desde que foi diagnosticado o primeiro caso em uma criança venezuelana.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão, as salas têm funcionado normalmente. “Nós contratamos para este período mais profissionais que estão auxiliando nesse serviço, algumas salas que antes só funcionavam um horário, hoje estão funcionando os dois horários, e temos ainda aquelas que funcionam em período noturno”, destaca o secretário.

Além dos novos profissionais contratados, a Prefeitura conta com estudantes, estagiários das faculdades parceiras que fizeram o curso de vacinação e estão apoiando nos serviços de vacina, das salas.

A prefeitura possui hoje 33 unidades básicas de saúde, destas, três não possuem sala de vacina, devido sua estrutura, as do bairro Equatorial, Liberdade e Santa Teresa, ainda assim, nesse período de campanha contra o sarampo, as pessoas não ficam sem se vacinar pelas equipes.

“Diariamente o CMI leva as caixas com as doses nessas unidades, para que possam atender a demanda”, explicou a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

Quatro unidades funcionam em horário corrido, das 7h30 às 17h30, sem intervalos para o almoço, as do bairro Jóquei Clube, Cinturão Verde, Buritis e Tancredo Neves.

A maioria das salas de vacinação, das unidades básicas de saúde funcionam nos dois horários, manhã e tarde, com intervalo para o almoço, quatro em horário noturno. Além da disponibilidade das doses nas unidades, a prefeitura também está realizando diversas ações pontuais para que ninguém fique sem se vacinar.

Para a vacinação é importante levar o cartão de vacina, o cartão nacional do SUS e documentos de identidade. Porém se não tiver, a vacina é feita sem nenhum empecilho.

“Mesmo que a pessoa ou a criança não tenha os cartões, nós fazemos na hora de se vacinar, é importante deixar claro que em nenhum momento deixamos de vacinar alguém por falta de documentos, o que ocorre é que precisamos registrar tudo no sistema e para isso é necessário o documento”, explicou Érika Madelaine, superintendente de atenção básica.

Programação – Até esta sexta-feira, 6, algumas unidades básicas de saúde funcionam até às 22h, para oportunizar as pessoas que não tem tempo durante o dia, se vacinarem contra o sarampo durante a noite.