Cotidiano

População reclama de demora no atendimento em hospital de Rorainópolis

Usuários da unidade de saúde reclamam do tempo de quatro a seis horas de espera por atendimento

Jefter Reis
Correspondente Sul do Estado
[email protected]

Moradores do município de Rorainópolis, região Sul de Roraima, reclamam da demora no atendimento no hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto. Segundo os usuários dos serviços na unidade de saúde, os períodos de espera por atendimento no centro médico podem chegar a até seis horas, causando grandes transtornos para pacientes que necessitam de atendimento no hospital.

Uma moradora fora da sede do município, que preferiu não se identificar, relatou que na semana passada, esteve no hospital e esperou por mais de quatro horas sem conseguir atendimento. Esta semana retornou ao local e depois de aguardar por mais quatro horas, disse que voltou mais uma vez sem que fosse atendida.

 “Isso é uma grande falta de respeito com as pessoas que precisam ser consultadas por um médico. Moro na vicinal e não é fácil chegar até ao hospital, mas tenho me sentindo prejudicada pelas grandes demoras para que sejamos atendidas”, reclamou.

Ainda, conforme os pacientes, além da demora, o que tem causado insatisfação seria o mau atendimento feito pelos funcionários do hospital, que, segundo eles, chegam até a discutir com alguns pacientes que reclamam da demora no serviço hospitalar.

“Tudo o que queremos é chegar ao hospital e ser atendidos. Sabemos que temos que esperar, mas o que acontece é que muitas vezes, enquanto estamos aguardando com crianças doentes ou com dor, vemos os funcionários alheios à situação, ‘batendo papo’, tomando cafezinho e isso nos irrita” desabafou o aposentado, João de Lourdes, de 63 anos.

FUNCIONÁRIOS – Procurados pela Reportagem da FolhaWeb, funcionários do hospital, disseram que o atendimento na unidade de saúde segue orientações da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) e que as demoras em alguns atendimentos se devem pelo fato de que os pacientes muitas vezes não apresentarem nenhuma documentação para fazer a ficha de atendimento. 
   

Direção da Sesau afirma que hospital prioriza casos de urgência e emergência

Segundo informações da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), o Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto dispõe de dois clínicos gerais a cada plantão, em que os médicos priorizam o atendimento aos casos de urgência e emergência.

Conforme os dados da unidade de Saúde, cerca de 80% dos que procuram atendimento são pacientes com agravos menos graves, que, por isso, deveriam ser atendidos inicialmente nos postos de saúde.

Eles esclarecem que o hospital não recusa atendimentos, mas precisa priorizar os casos mais graves, e mesmo com a espera, todos as pessoas que procuram pelo serviço são devidamente atendidas.

Em relação ao possível mal antedimento por parte de funcionários do hospital, a Assessoria de Comunicação da Sesau esclareceu, por meio de nota, que a Direção da unidade não compactua com esse tipo de comportamento e pede que os pacientes registrem queixa, na direção da unidade ou na Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde), com o máximo de informações possíveis, como o dia, hora, setor e nome do profissional, se possível, para que a direção possa apurar e responsabilizar os envolvidos, se for o caso.

“Qualquer cidadão pode registrar uma reclamação formal por meio da Ouvidoria, que pode ser acessada na unidade [urna para registro por escrito], por telefone [95-2121-0590 ou 136/nacional], por e-mail [[email protected]] e ainda pessoalmente ou por carta endereçada à rua Madri, 180, Aeroporto, Boa Vista-RR, CEP 69.310.043. O órgão é responsável por apurar as demandas e dar um retorno à população, sob monitoramento do Ministério da Saúde”, explicou a nota.

DOCUMENTOS – Quanto aos documentos necessários para obter atendimento, o paciente deve fornecer a Carteira de Identidade (RG), CPF e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para facilitar o preenchimento da ficha de atendimento do paciente. Como a maioria das pessoas esquece de levar esses documentos, principalmente o cartão do SUS,  a unidade reservou um terminal para impressão de uma cópia para agilizar o atendimento e evitar que este cidadão tenha que retornar posteriormente.