Cotidiano

População se mobiliza com vários pontos de coletas para desabrigados

Além de roupas e alimentos, famílias atingidas pela enchente no Uiramutã precisam de calçados, itens de higiene e redes para dormir

Como forma de ajudar as quase 200 famílias do município de Uiramutã, a Nordeste do Estado, que foram afetadas pela cheia do Rio Maú na quinta-feira da semana passada, instituições públicas e privadas têm realizado campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, calçados, itens de higiene e redes para as pessoas que perderam tudo na enchente.

Alunos da Escola Estadual Professor Hildebrando Ferro Bitencourt, no bairro dos Estados, zona Norte, também arrecadaram donativos. A sede da Representação da Prefeitura de Uiramutã, localizada na Rua Dr. Arnaldo Brandão, 905-A, no bairro São Francisco, na zona Norte, estará recebendo os mantimentos pelo menos durante os próximos 180 dias, período em que foi decretado estado de emergência no município.

O secretário municipal de Planejamento e Finanças de Uiramutã, Gilson Almirante, reforçou que as pessoas devem dar continuidade ao apoio à população depois desse primeiro momento de mobilização. “Nesse período, temos um auxílio mais imediato, mas temos que lembrar que as pessoas perderam tudo e vão demorar a recuperar o prejuízo. Elas estão passando por um estado de carência permanente”, disse.

O secretário afirmou que, no momento, as arrecadações têm sido, em sua maioria, de alimentos e roupas, mas as equipes ainda precisam de outros itens, como panelas, talheres, redes, escovas de dente e outros.

EMPRESAS – O Roraima Garden Shopping também aderiu à campanha de ajuda às vítimas da enchente que assolou Uiramutã na semana passada. Desde a terça-feira, 23, há um espaço para receber doações de roupas, brinquedos, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e água.

As doações podem ser feitas das 10h às 22h, de domingo a domingo, sem término determinado, no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que funciona ao lado das Lojas Americanas. O material será repassado todas as sextas-feiras para a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Para o superintendente do Roraima Garden Shopping, Leandro Lourenço, esta é uma ação que necessita do engajamento da população. “Nós, como empresa, nos vemos com a responsabilidade social de ajudar aqueles que foram vítimas das enchentes. Nossos colaboradores estão engajados neste projeto e resolvemos abrir para que a população também participe”, frisou.

Veja outros pontos de coleta

Existem outros pontos de coletas de donativos, como o Conselho Indígena de Roraima (CIR), localizado na Avenida Sebastião Diniz, 2630, bairro São Vicente.

As pessoas podem deixar sua colaboração na sede do Distrito Sanitário de Saúde Yanomami (DSEI/Leste), na Avenida Ville Roy, bairro Canarinho, zona Leste, e na Universidade Federal de Roraima (UFRR), nos blocos do Instituto Insikiran, CCLA (Bloco I), no bairro Aeroporto, zona Norte.

Há pontos de coleta também na Câmara Municipal de Boa Vista, na Avenida Capitão Ene Garcez, no Centro, e na Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), na Avenida Mário Homem de Melo, no bairro Mecejana, zona Oeste. O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, na Avenida Venezuela, no bairro Pricumã, na Zona Oeste, também realiza arrecadações. Além do gabinete da deputada Lenir Rodrigues (PPS), na Assembleia Legislativa de Roraima, na Praça do Centro Cívico. (P.C.)

Oitenta toneladas de alimentos doados pelo Governo Federal devem chegar hoje

O Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) disponibilizou 80 toneladas de alimentos à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de uma articulação com a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Foram disponibilizados 61.720 kg de arroz, 12.348 kg de farinha de mandioca e 9.294 kg de leite.

Segundo o Governo do Estado, uma equipe da Setrabes esteve na quarta-feira, 24, na sede da Conab, em Manaus (AM), para realizar o carregamento de carretas. A previsão é que os alimentos cheguem a Boa Vista nesta quinta-feira, 25, para a Coordenação Estadual da Defesa Civil.

Os mantimentos serão destinados às quase 200 famílias atingidas pela enxurrada em Uiramutã, município mais isolado do Estado, e uma parte para os venezuelanos atendidos pelo Centro de Referência ao Imigrante (CRI), em Boa Vista. O governo não soube precisar a quantidade de alimentos que será direcionada ao CRI.

“Como a maior parte dos afetados pela enxurrada são de famílias de pequenos produtores rurais que perderam toda a produção, é prioridade do governo garantir a alimentação dessas pessoas”, diz trecho da nota. O governo não informou a previsão da chegada do carregamento em Uiramutã. (P.C.)