Cotidiano

Por telefone, bombeiros ajudaram a salvar dois bebês

Segundo informado pelos pais, os bebês apresentavam complicações durante a amamentação e aparentavam estar se afogando com o líquido e com dificuldades de respiração

A Companhia de Operações e Comunicações de Bombeiros (COCB), responsável por gerenciar o canal de emergência 193 com a comunidade, recebeu duas chamadas para atendimento de ocorrências envolvendo obstrução das vias aéreas por corpo estranho,e ajudou a salvar dois bebês. As chamadas foram registradas na noite desse sábado, 18, por volta das 20h40 e 21h30.

Segundo informado pelos pais, os bebês apresentavam complicações durante a amamentação e pareciam estar se afogando com o líquido e com dificuldades de respiração.

O plantonista da COCB, soldado bombeiro Gabriel Oliveira, acionou a ambulância do Resgate Urbano a Acidentados (RUA) e repassou, por telefone, orientações com as técnicas de socorro para os pais dos recém-nascidos. Essa ação foi fundamental para a sobrevivência das crianças até a chegada da unidade de resgate aos endereços delas.

No primeiro atendimento, o pai de um bebê de dois meses estava desesperado e informou que a criança tinha dificuldade para respirar. O atendente o tranquilizou e orientou a manter calma. Depois, conduziu todos os procedimentos, direcionando passo a passo a aplicação das técnicas usadas para a desobstrução das vias aéreas em recém-nascidos.

O choro do bebê foi ouvido pelo bombeiro logo em seguida, indicando o sucesso da ação. A unidade de resgate chegou ao local em quatro minutos e levou a criança à maternidade, para atendimento médico especializado.

A segunda criança a ser atendida tem apenas 18 dias de nascimento. Ela se engasgou no momento da amamentação. O caso exigiu atenção especial. As orientações para salvamento foram repassadas para a mãe do recém-nascido. Com o choro do bebê, o soldado constatou êxito também neste caso. Mãe e filho receberam ainda apoio da equipe da ambulância do Resgate Urbano, que retornava da primeira ocorrência.