UIRAMUTÃ
Poste de energia suspenso por corda põe em risco os moradores
Por Folha Web
Em 08/04/2017 às 00:47
O poste suspenso por cordas está localizado atrás da Prefeitura de Uiramutã (Foto: Divulgação)

Moradores do município de Uiramutã, localizado a cerca de 300 quilômetros da capital, na região Nordeste do Estado, denunciaram à Folha o caos na manutenção da rede de energia na localidade. Conforme relatos, há cerca de três semanas, dois postes foram derrubados em consequência de uma forte chuva. Um deles chegou a ser colocado de volta, mas o outro está amarrado por cordas para não cair. Os denunciantes informaram que outros postes também estão sujeitos a cair. Com a proximidade do inverno, eles temem por mais problemas.

Um denunciante, que não quis se identificar, relatou que o problema já foi denunciando a concessionária de energia, Eletrobras Distribuição Roraima, mas que até o momento a empresa não fez qualquer mudança. “É um risco de vida aos moradores e à energia do Município. Caso a corda venha a partir, a pressão em cima dos outros postes pode causar um efeito dominó, o que prejudicaria mais ainda a questão”, disse.

Morador do município há 16 anos, ele ressaltou que os postes nunca receberam manutenção ou foram trocados, tendo em vista que a maioria ainda é de madeira. O morador ainda declarou que a utilização de motor e gerador na região ainda é quase absoluta, o que causa preocupação aos usuários dos aparelhos que temem curtos circuitos. O denunciante ainda explicou que os eletricistas e auxiliares do município não possuem veículo, suporte e materiais necessários para ajudar no que fosse possível.

Ele frisou que os demais postes estão em uma situação precária e, com a proximidade do período de chuvas, os moradores da localidade temem acidentes e interrupções de energia. “Todos precisam ser substituídos. Eu moro no Uiramutã há 16 anos e desde então nunca foram trocados. Pedimos providência para que façam a substituição e identificar os demais que podem cair. Cada vez que chove, prejudica mais um poste”, finalizou.

OUTRO LADO - Sobre o caso, a Eletrobras Distribuição Roraima informou que desde que assumiu o fornecimento de energia elétrica para o interior do Estado, no início deste ano, tem realizado manutenções para melhorar a qualidade do serviço e que técnicos foram realizar manutenção no grupo gerador que atende o município de Uiramutã, no horário das 08h às 12h. Para realização do serviço, o fornecimento de energia foi suspenso durante o período. “Sobre postes caídos, a empresa tem reclamação de apenas um poste com defeito na sede do município e está sendo providenciada a substituição. Devido ao difícil acesso para o transporte de postes de concreto, estão sendo providenciados postes de fibra de vidro por serem mais leves”, informou. (A.G.G)

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!