Cotidiano

Postos de saúde da Capital estão sem doses da vacina tríplice viral

A vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba, não está sendo encontrada nos postos de saúde da Capital. Pelo menos seis unidades de saúde estão sem o medicamento. A Folha visitou e constatou o problema nas unidades dos bairros Mecejana, São Vicente, 13 de Setembro, Pricumã, Caimbé e no Centro de Recuperação Nutricional Infantil (Cernutri), no bairro de Liberdade.

A estudante Samiramis Soares, mãe de uma criança de 1,3 ano, disse que percorreu diversos postos de saúde da cidade, mas não encontrou a vacina. “É uma falta de respeito com o cidadão, com os nossos filhos. Eu e meu marido fomos a vários postos e em nenhum deles tem a vacina. Perdemos tempo e dinheiro. Inclusive, a enfermeira de uma das unidades disse que não há sequer previsão para a chegada do medicamento”, afirmou.

O secretário Jonny Rafael, pai de uma criança de 1 ano, levou o filho no Cernutri e ficou revoltado. “É um problema muito grave. Além de não ter a tríplice viral, o ambiente está cheio de mosquitos. Espero que a Prefeitura tome providências e limpe o terreno aqui do lado, porque esses insetos podem transmitir doenças e causar danos a nossa saúde”, frisou.

A tríplice viral protege a criança de três doenças: o sarampo, a rubéola e a caxumba. É uma vacina combinada e aplicada através de injeção, sendo indispensável para crianças de 12 e 15 meses de idade.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista ressaltou que a falta da vacina tríplice viral em algumas unidades de saúde é um problema nacional de desabastecimento. “O Ministério da Saúde realizou algumas mudanças recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em relação à área de produção dos laboratórios, incluindo normas de controle de qualidade e de segurança, e ainda não repassou as doses para alguns estados. A previsão de chegada de novas doses é para a próxima semana”, informou.

Em relação ao terreno baldio ao lado do Cernutri, a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças afirmou que enviará uma equipe de fiscalização para verificar a situação, para que então possa tomar as medidas cabíveis. (B.B)