Cotidiano

Praça das Fontes está abandonada há quase cinco anos no Parque Anauá

Um dos pontos de lazer mais disputados pelos boa-vistenses hoje está completamente abandonado pelo Governo do Estado

A Praça Interativa José Renato Hadad, conhecida popularmente como Praça das Fontes, localizada ao lado do Ginásio Totozão, dentro do Parque Anauá, está tomada por mato e lixo. Há quase cinco anos abandonado, o local foi um dos pontos de lazer mais concorrido pelos boa-vistenses nos fins de semana, tornado-se um lugar de encontro para apreciar as fontes ou até mesmo para tomar banho com amigos ou a família.

Inaugurada em 2007 pelo o então governador Ottomar Pinto, a Praça Interativa custou um total de R$ 4 milhões à época. No local, foram implantados 180 chafarizes, assentos de observação e uma iluminação especial que atraiu centenas de pessoas até o ano de 2011, quando foi abandonada na gestão do governador José de Anchieta. Na gestão seguinte, três anos depois, o local sofreu uma revitalização de aproximadamente R$ 1,7 milhão, conforme anunciado à época.

 A reinauguração do espaço aconteceu em maio de 2014. Com a reforma, foram reativados os 180 chafarizes que estavam inativos desde 2011, restaurada a iluminação e feita a limpeza total do ambiente. A praça, que antes funcionava de sexta-feira a domingo, das 17h às 20h, hoje está sem qualquer utilização.

Em abril do ano passado, o Governo do Estado informou que tanto a praça como o Ginásio Totozão não estavam em funcionamento porque necessitavam de reforma. Além disso, a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) informou que estaria fazendo um levantamento dos serviços necessários para um projeto básico e a posterior licitação de reforma. À época, o governo declarou que uma equipe de vigilância e outra de limpeza contratadas estavam realizando trabalho nesses locais.

TOTOZÃO – O Ginásio Poliesportivo Ottomar de Sousa Pinto, conhecido como Totozão, também está em situação de abandono há anos. Além do esquecimento, o alojamento do local foi destruído por conta de um incêndio ocorrido em maio deste ano. (A.G.G)

SEED – A Secretaria Estadual de Educação informou que o trabalho de levantamento do que precisa ser feito para reformar o Ginásio Totozão e a Praça Interativa José Renato Hadad foi concluído. O trabalho foi realizado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). No momento, a Seed afirmou que espera a liberação de recursos para dar início às obras.

O órgão também afirmou que o Ginásio Totozão recebeu manutenção geral na estrutura física no segundo semestre de 2016, quando foram realizados reparos nas redes elétrica, hidráulica, sanitária, troca de lâmpadas e redimensionamento na rede da piscina olímpica. (A.G.G)