Cotidiano

Praça pública no bairro dos Estados fica sucateada após 5 anos sem reforma

Famílias e praticantes de esporte deixaram de frequentar local depois que parquinho e bancos se deterioraram

A praça que fica na Rua Pará, paralela à Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro dos Estados, zona norte, foi esquecida pelo poder público e está com os bancos, brinquedos e equipamentos sem reforma há pelo menos cinco anos, segundo os moradores. Fica localizada no trecho onde inicia o Igarapé Mirandinha, que teve seu leito canalizado.

Segundo Francisca Gabriel, moradora há dez anos daquela rua, o abandono da praça pelo poder público fez com que sua estrutura se deteriorasse, afugentando famílias e esportistas, dando espaço para alcóolatras e moradores de rua, que dormem por lá tanto durante o dia quanto à noite.

“A situação é tão preocupante que não deixo o portão de casa aberto de jeito nenhum. Se a prefeitura fizesse uma reforma nesse parquinho e incentivasse a vinda de famílias para a praça, com certeza iria ajudar na solução desse problema”, afirmou.

Estudante universitário e morador da Rua Pará há 18 anos, Vinícius Pessoa afirmou que, quando pequeno, era comum ele e outras crianças do bairro brincarem no parquinho. “Havia muitos brinquedos onde gostávamos de brincar, como o balanço e o gira-gira. Hoje em dia, o único brinquedo que costumávamos usar e ainda não foi arrancado é o cano de academia. Mas, mesmo assim, ele está enferrujado e caindo aos pedaços”.

Moradora da Rua Pará há 25 anos, a técnica de enfermagem Patrícia Oliveira comentou que a Prefeitura realiza a limpeza local com uma frequência de uma vez ao mês, porém critica a falta de atenção em relação à segurança do local. “Minha vizinha já foi assaltada por ter ficado do lado de fora do portão de casa à noite. Isso despertou a preocupação de toda a vizinhança, que não tinha ideia do quanto essa área daqui da frente estava ficando perigosa”, disse acrescentando que, além da reforma nos bancos e brinquedos, é necessária uma melhor fiscalização na rua por parte da Guarda Civil Municipal naquela área.

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente ressaltou, em nota, que a limpeza do local em questão é feita a cada 20 dias. Quanto aos brinquedos, frisou que o contrato de manutenção está previsto para iniciar na próxima semana. (P.B)