Cotidiano

Praças são alvos dos furtos de fiação

Somente nos dois primeiros meses deste ano, mais de dois mil metros de fios responsáveis pela iluminação da Capital foram furtados

Cerca de 10 mil metros de fiação elétrica foram furtados na Capital em 2015 e nos dois primeiros meses de 2016, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou). O principal alvo dos criminosos são as praças, onde os furtos têm se tornado recorrentes. Somente na Praça Simon Bolívar, divisa dos bairros São Vicente, 13 de Setembro e Pricumã, mais de dois mil metros de fios foram furtados nesse período. Os outros locais são: Complexo Ayrton Senna (Centro), praça do bairro Asa Branca, Parque Germano Augusto Sampaio (Pintolândia), Praça do Mirandinha (Caçari) e Praça da Pirâmide (Centro).

Segundo o secretário adjunto municipal de Obras, Ubirajara Magalhães, o crime causa prejuízo tanto para a população, que fica sem luz, quanto para os cofres públicos. “É um gasto desnecessário que temos. Essa reposição constante nos fios daria para manter a iluminação por um bom tempo em Boa Vista”, disse.

Conforme ele, apesar do trabalho de fiscalização por parte da Prefeitura e da empresa responsável pela manutenção, os furtos continuam a ocorrer. “Temos uma empresa que faz gestão sobre o nosso trabalho e a gente faz essa fiscalização, mas isso continua acontecendo. Por isso decidimos divulgar essa situação para tentar reverter esse quadro”, afirmou.

Além das praças, a Ponte dos Macuxi, na saída para o município do Cantá, na BR-401, tem sido um dos principais alvos dos ladrões. “Nesses últimos dias foram furtados 2,2 mil metros de cabos, o que equivale a quase 800 metros de iluminação da ponte. Fizemos a reposição, com um alto grau de dificuldade, e vamos implementar um outro tipo de trabalho para dificultar a ação desses criminosos”, destacou.

Ele explicou que os fios elétricos, feitos de cobre, possuem alto valor no mercado paralelo, principalmente em lojas de sucata. “As concessionárias de energia estão substituindo esses fios por alumínio, que não tem tanto valor de mercado, e nós também iremos fazer isso”, disse.

O secretário ressaltou que, dos 49 mil pontos de iluminação existentes na Capital, apenas 2% sofrem com falhas. “Os dados aceitáveis são de 5% de falhas na iluminação. Estamos com um projeto que irá contemplar a iluminação pública de 13 bairros e sete praças. O município está investindo nessa demanda para fomentar o turismo, valorizar as residências e garantir segurança à população”, frisou. (L.G.C)