Cotidiano

Prazo para alistamento no Exército encerra-se na próxima sexta-feira

Alistamento militar deve ser realizado por todo jovem do sexo masculino que tem ou vai completar 18 anos este ano

Encerra na próxima sexta-feira, dia 30, o prazo para o alistamento militar de 2017, que pode ser feito em Boa Vista na Junta de Serviço Militar, localizada na Avenida Mário Homem de Melo, em frente à Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), no bairro Mecejana. Também poder ser realizado de forma online (www.alistamento.eb.mil.br). O alistamento deve ser realizado por todo jovem do sexo masculino que tem ou vai completar 18 anos este ano.

Na semana passada, 4.042 jovens haviam se alistado. “Esperamos um número significativo, haja vista a divulgação realizada”, disse o oficial de Comunicação Social da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, major Rodrigo Luiz. No ano passado, dos 5.632 cidadãos que realizaram o alistamento, cerca de 750 foram selecionados para prestar o serviço militar obrigatório. Destes, 280 ainda exercem função no Exército.   

A partir da incorporação, o militar pode engajar até oito anos consecutivos, ou seja, o militar pode permanecer prestando serviço militar até os 26 anos de idade. O período obrigatório é de apenas um ano. Os engajamentos subsequentes são de caráter voluntário.

Em relação às vantagens, Rodrigo Luiz apontou a estabilidade financeira durante o tempo do serviço militar, qualificação profissional e complementação da formação cívica-cidadã. O major destacou as vantagens como novas amizades, incorporação de valores (hierarquia e disciplina), responsabilidade social e ambiental e complementação do patriotismo.

RESTRIÇÕES – Caso o jovem perca o prazo de inscrição, ele é considerado em débito com o serviço militar e isso causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte, assumir cargo público, prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais e se inscrever em concurso público. Mesmo depois do prazo, o jovem pode realizar o alistamento militar, mediante o pagamento da multa equivalente a R$1,38.

EXTERIOR – Caso esteja residindo no exterior, o jovem deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil. Ao término da seleção realizada pela Comissão de Seleção (CS), o cidadão vai poder ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em Organização Militar da Ativa ou Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio ou Tiro-de-Guerra.

ENGAJADOS – Atualmente, dos militares engajados de 2016, menos de 5% integra os quadros administrativos e técnicos. O restante ocupa o cargo de combatente, que é responsável por realizar a defesa externa do território brasileiro, bem como combater os ilícitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira roraimense. (A.G.G)