Cotidiano

Prazo para fechamento do cadastro eleitoral termina próxima quarta

TRE-RR envia equipes de atendimento para todos os municípios do interior

 O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) participa no período de 4 a 9 de maio da campanha nacional de fechamento do cadastro de eleitores. Para tanto, estão sendo deslocadas equipes de atendimento para todos os municípios do interior, que não são sedes de Zonas Eleitorais (ZE’s). Haverá também envio de servidores para reforçar as equipes já existentes nas ZE’s, a fim de possibilitar ao eleitor maior comodidade e rapidez no atendimento.

Os moradores poderão tirar o primeiro título de eleitor, realizar transferência ou revisão de dados, no horário das 8h às 15h. Para solicitar os serviços, basta apresentar um documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título, se tiver. Homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar.

Os municípios de Caroebe, Cantá, Bonfim, Normandia, Amajari e Uiramutã vão contar com os serviços da Justiça Eleitoral Itinerante em suas sedes, no período de 4 a 9 de maio, incluindo sábado e domingo, 5 e 6 de maio respectivamente. Iracema e Baliza já foram atendidos no mês de abril.

A presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, destaca que esse atendimento descentralizado visa levar ao eleitor melhores condições de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. “O nosso trabalho é no sentido de levar a Justiça Eleitoral o mais próximo possível do cidadão que dela necessita, daí o nosso esforço em mandar as equipes para todas os municípios do interior”.

O ano de 2018 é marcado pelas eleições gerais para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Para que esse processo transcorra normalmente, a Justiça Eleitoral precisa estar com seu cadastro de eleitores em dia. Por isso, os cidadãos que ainda não procuraram os cartórios para regularizar qualquer tipo de pendência existente junto ao TRE-RR devem ficar atentos, pois o prazo para o fechamento do cadastro termina no dia 9 de maio.

 O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 e mais os analfabetos têm voto facultativo, ou seja, não são obrigados a votar. As pessoas que vão completar 16 anos até o dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições, podem tirar o primeiro título de eleitor. Para transferir o título, o eleitor deve residir há pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.

 Evite filas

 Para evitar as filas no final do prazo, é necessário que os eleitores procurarem o seu respectivo cartório eleitoral a fim de evitar desconfortos. Em Boa Vista, o atendimento acontece, sempre das 8h às 15h, no Cartório da 1ª Zona Eleitoral, localizado na Av. Santos Dumont, 760 – Bairro São Pedro, e no Cartório da 5ª Zona Eleitoral, localizado na Av. Nazaré Figueiras, 2077 – Bairro Pintolândia.

 O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, Wanderlan Fonseca faz um alerta aos eleitores para se anteciparem ao prazo final do fechamento de cadastro e assim evitarem as imensas filas que se formam nesse período. “Não deixem para a última hora. A experiência de anos anteriores nos mostra que nos últimos dias aumenta consideravelmente a procura e em virtude disso, aumenta também o tempo de espera pelo atendimento”.

Penalidades

Com o título cancelado, o eleitor sofre uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte e regularizar CPF, tomar posse em cargo público, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras. Os eleitores que não estiverem com a situação regular junto à Justiça Eleitoral não poderão votar nas eleições deste ano.

Rezoneamento

 Quem precisa substituir o título? Todos os eleitores que votam nos onze bairros que passaram a fazer parte da 1ª Zona Eleitoral (Asa branca, Buritis, Caimbé, Cauamé, Centenário, Cinturão verde, Joquei clube, Tancredo Neves, Caranã e União). Não mudou o local de votação. Mudaram apenas as informações no documento, como o número da zona e seção eleitoral.

E-título

Os eleitores de Roraima que possuem aparelho do tipo smartphone ou tablet não precisam ir a um Cartório Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-Título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento está disponível. Os eleitores de Boa Vista, que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral, e que puderem e quiserem baixar o aplicativo não necessitarão retirar seu documento no cartório da 1ª ZE. O e-título contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação.

CRONOGRAMA  DE ATENDIMENTO NOS MUNICÍPIOS – FECHAMENTO DO CADASTRO NACIONAL DE LEITORES

 

MUNICÍPIO

LOCAL DE ATENDIMENTO

PERÍODO

Boa Vista – 1ª Zona Eleitoral

Avenida Santos Dumont, 760, São Pedro

Até 9 de maio

Boa Vista – 5ª Zona Eleitoral

Até 9 de maio

Caracaraí – 2ª Zona Eleitoral

Praça do Centro Cívico, s/n.º, Centro

Até 9 de maio

Alto Alegre – 3ª Zona Eleitoral

Rua Antônio Dourado de Santana, s/n.º, Centro

        Até 9 de maio

São Luiz – 4ª Zona Eleitoral

Avenida Ataliba Gomes de Laia, s/n.º

        Até 9 de maio

Mucajaí – 6ª Zona Eleitoral

       Até 9 de maio

Pacaraima – 7ª Zona Eleitoral

BR-174, s/n – Centro

 

       Até 9 de maio

Rorainópolis– 8ª Zona Eleitoral

       Até 9 de maio

Caroebe – Sede

Escola Tereza Teodoro – Rua Principal, s/nº – Sede

4 a 9 de maio

Cantá – Sede

Câmara Municipal – Rua Lúcia Eduardo Queiroz, s/nº – Centro

4 a 9 de maio

Bonfim – Sede

Fórum da Comarca – Rua Maria Deolinda de Franco Megias, s/nº

4 a 9 de maio

Normandia – Sede

Escola Mariano Vieira – Rua Beatriz Macedo, s/nº Centro

4 a 9 de maio

Amajari – Sede

Câmara Municipal – Avenida Tepequém, s/n, Centro

4 a 9 de maio

Uiramutã – Sede

Escola Joaquim Nabuco  – Rua Cecy Mota s/nº – Centro

4 a 9 de maio