Cotidiano

Prazo para inscrição termina hoje

Inep revelou que, até o início desta semana, o número de inscritos já era superior a quatro milhões, mais da metade dos mais de seis milhões inscritos em 2017

Encerra hoje, 18, às 23h59, o prazo para inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelou que, até o início desta semana, o número de inscritos já era superior a quatro milhões, mais da metade dos mais de seis milhões inscritos em 2017. A estimativa é que até o encerramento do período, o número de participantes chegue a sete milhões.

Comemorando 20 anos em 2018, o exame trouxe novidades aos participantes em relação à isenção e recursos. Nesta edição, quem tem direito à isenção da taxa de inscrição precisou fazer a solicitação no mês de abril, bem como o pedido de recurso em relação à isenção. Os candidatos que não tiveram a isenção aprovada, por sua vez, devem pagar a taxa de R$ 82,00 até a próxima quarta-feira, 23.

Para se inscrever, o participante deve acessar o site do Enem (www.enem.inep.gov.br) e informar o número do CPF e RG para que seja criada uma senha. A partir daí, o candidato terá acesso ao cartão de confirmação e aos resultados. Os estudantes devem informar ainda se precisam de algum atendimento especializado para o dia da prova e se a língua estrangeira cobrada na prova será inglesa ou espanhola.

Este ano, as provas acontecem nos domingos 4 e 11 de novembro, seguindo a mudança iniciada no ano passado. O resultado da prova deve ser divulgado em janeiro do ano que vem. Diferente das outras edições, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) resolveu estender o horário das provas em 30 minutos. No primeiro dia, o exame terá a duração de cinco horas e meia; no segundo dia, cinco horas.

No primeiro domingo, os participantes vão responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação. No segundo, é a vez das 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. Os portões abrem ao meio-dia, conforme horário de Brasília, e fecham às 13h. Com o início das provas programado para 13h30 em ambos os dias, o encerramento no dia 4 ocorre às 19h, horário de Brasília, e às 18h30 no dia 11. (A.G.G)