Cotidiano

Prazo para portabilidade de usuários encerra na próxima segunda-feira

Clientes podem optar por continuar fazer portabilidade para Unimed Fama, mudar de operadora ou apenas cancelar o convênio

Encerra na próxima segunda-feira, 12, o prazo para a portabilidade dos usuários dos planos de saúde da Unimed Boa Vista. A data final foi prorrogada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a pedido das próprias operadoras, para dar oportunidade aos clientes que quiserem optar pela mudança.

A Unimed Boa Vista informou que a portabilidade poderá ser realizada para qualquer operadora de plano de saúde, ressaltando que o consumidor aceitará os preços e as condições contratuais da operadora em que pretende ingressar. “Contudo, em respeito aos seus usuários, a Unimed Boa Vista deixa claro que a única operadora detentora do direito de comercializar os planos do Sistema Unimed em Roraima é a Unimed Fama, motivo pelo qual a Unimed Boa Vista recomenda aos seus usuários que façam a portabilidade para a Unimed Fama”, esclareceu.

Ainda sobre a portabilidade, a empresa destacou que o usuário que realizou a portabilidade para qualquer outra operadora ou pretende realizar agora deverá cancelar seu plano na Unimed Boa Vista, para que não sejam gerados novos débitos. “Tal medida deverá ser adotada pelo usuário, pois o cancelamento só poderá ser feito pelo titular ou responsável legal pelo plano, visto que a Unimed Boa Vista não pode fazer o cancelamento sem o consentimento do usuário”, explicou a operadora.

BENEFÍCIOS – Para aqueles que quiserem manter o serviço da Unimed Fama, a empresa ressalta que a portabilidade é necessária para que o usuário não perca os benefícios de carência, que é o tempo que o cliente terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento.

A empresa explicou que quem optar pela portabilidade garante o ingresso do titular e dependentes que estão atualmente ativos na Unimed Boa Vista, no entanto, reforçou que valores dos planos de saúde serão diferentes dos que são pagos para a unidade local considerando que o usuário pagará o valor constante na tabela de preços apresentada na proposta de adesão.

Além disso, a operadora informa que o pagamento da primeira mensalidade será feito no ato da adesão, que não será cumprida qualquer nova carência ou Cobertura Parcial Temporária (CPT) já cumpridas e, caso o beneficiário esteja cumprindo carência ou CPT na Unimed Boa Vista, ele poderá exercer a portabilidade extraordinária de carência sujeitando-se aos respectivos períodos remanescentes. Caso o usuário opte em aderir um plano com abrangência e/ou segmentação não previstas no tipo do plano de origem, cumprirá os novos períodos de carências.

Para a adesão, o usuário deverá apresentar os documentos de contratantes, titulares e dependentes e cópias legíveis da carteira de identidade, CPF e Cartão Nacional de Saúde (SUS), o comprovante de endereço atualizado, de pelo menos dos últimos três meses e comprovação de adimplência do beneficiário junto à Unimed Boa Vista, conforme estabelece na Resolução Operacional.

PORTABILIDADE – A medida é necessária em razão da Unimed Boa Vista deixar de exercer suas atividades como operadora de planos de saúde e mantendo a sua atividade apenas como prestadora de serviços, conforme decisão unânime definida pelos próprios cooperados em assembleia geral ordinária e encaminhada à ANS. Assim, o direito de comercialização dos planos foi repassado à Unimed Fama.

A empresa explicou que a mudança ocorreu por conta da demanda em Boa Vista, que é considerada pequena. No entanto, a Unimed Boa Vista reforçou que as clínicas não vão fechar, as estruturas vão se manter e as mudanças serão somente no aspecto da venda de planos de saúde e a chegada de novos cartões de identificação para os usuários.

SUSPENSÃO – A Unimed Fama está suspensa de comercializar dois de seus planos de saúde pelos próximos três meses, de acordo com a medida expedida pela ANS na sexta-feira passada, 2. A operadora faz parte do grupo de mais 14 empresas que não podem fazer a adesão de novos clientes até setembro deste ano devido ao número de reclamações de beneficiários vinculados aos planos suspensos. Porém, a Unimed Fama destacou que a suspensão não causará nenhum impacto aos beneficiários que possuam esses planos e que o atendimento aos clientes está garantido. (P.C)