Cotidiano

Prazo para renovação do Fies já está aberto para 4 mil estudantes em RR

Programa do MEC concede financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem fazer a renovação de seus contratos no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Este ano, para evitar qualquer problema aos alunos, o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anteciparam a abertura do sistema, que está disponível desde ontem, 16.

Em Roraima, quase quatro mil estudantes são cadastrados ao Fies e devem fazer a renovação. Conforme a Faculdade Cathedral, 1.300 estudantes participam do programa pela instituição, o que não significa que todos farão a renovação ou estejam regularizados. Já no Centro Universitário Estácio da Amazônia, são 2.411 acadêmicos beneficiados pelo Fies.

Em todo o Brasil, cerca de 1,39 milhão de contratos devem ser aditados neste primeiro semestre. O prazo para realizar os aditamentos vai até 30 de abril, mas, segundo o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, é importante que os estudantes garantam a renovação de seus contratos antes do início das aulas.

Segundo ele, o Sisfies está aberto desde o dia 9 de janeiro para que as instituições de ensino possam pedir o aditamento dos alunos. “Quando os estudantes efetivarem a renovação de seus contratos, o FNDE poderá iniciar o pagamento dos encargos educacionais às faculdades”, acrescentou Silvio Pinheiro.

FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo próprio Ministério.

Os contratos do Fies devem ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é feito pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprovatória para finalizar a renovação.

Já para os aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema. Para participar do programa, o interessado deve se inscrever por meio do site: sisfiesportal.mec.gov.br. (B.B)